Transcarioca: moradores se queixam que obras do BRT tiraram árvores e aumentaram calor

A Secretaria de Obras da Prefeitura do Rio confirmou a remoção das árvores, mas garantiu que fará o plantio compensatório de 160 unidades

Notícias
 

Fonte: Extra  |  Autor: Geraldo Ribeiro  |  Postado em: 15 de janeiro de 2014

Jonathan mostra o local onde havia praça com árvor

Jonathan mostra o local onde havia praça com árvores

créditos: Thiago Lontra

 

O verde está cedendo lugar para o concreto e o asfalto em trechos do BRT Transcarioca. E, na busca pela sombra perdida, vale tudo. Até se esconder do sol atrás do poste, como fizeram nessa terça-feira, passageiros que esperavam ônibus no ponto, na altura do número 624 da Rua Cândido Benício, em Jacarepaguá, de onde foram retiradas três árvores. Em dias quentes, com os termômetros perto dos 40 graus, moradores sentem saudade da vegetação, que amenizava o calor na Praça da Taquara e no Largo do Tanque, no mesmo bairro.

 

Na Rua Cândido Benício, em Madureira, árvores foram retirados para obra do BRT e moradores disputam sombra de posteNa Rua Cândido Benício, em Madureira, árvores foram retirados para obra do BRT e moradores disputam sombra de poste Foto: Thiago Lontra / Extra

 

"Onde antes havia dez árvores, sobraram duas. Aqui era uma pracinha linda, arborizada e com muita sombra. Hoje é só calor", reclama a cabeleireira Mara Queiróz, de 40 anos, referindo-se ao espaço no Largo do Tanque onde é construída a estação do BRT.

 

O montador de churrasqueiras Jonathan Barbosa, de 26 anos, também tem sente falta das árvores e sonha vê-las replantadas perto dali. "A árvore ameniza o calor em dias muito quentes", defende o morador.

 

O casal Maria do Socorro Moura, de 42, e José de Jesus Pinheiro Câmara, de 37, calcula que a Praça Barão da Taquara tenha perdido umas 20 árvores, apesar de continuar como uma das mais arborizadas de Jacarepaguá.

 

No Largo do Tanque, praça com várias árvores deu lugar a obras do corredor de ônibus BRT TranscariocaNo Largo do Tanque, praça com várias árvores deu lugar a obras do corredor de ônibus BRT Transcarioca Foto: Thiago Lontra / Extra

 

A Secretaria de Obras confirmou a remoção das árvores. Mas garantiu que fará o plantio compensatório de 160 unidades na Praça Seca, 54 no Largo do Tanque e outras 22 na Cândido Benício.

 

Confira a resposta da Secretaria municipal de Obras na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Obras confirma que, na Praça Barão da Taquara e no Largo do Tanque, houve necessidade de retirada de árvores para a implantação das estações de embarque e desembarque do BRT Transcarioca. Já no trecho da Cândido Benício apontado pela reportagem, a retirada de árvores foi necessária devido ao alargamento da via para a execução da pista de rolamento dos BRTs.


A SMO ressalta que tem licença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a remoção de vegetação, prevista no projeto de implantação do corredor expresso. A medida compensatória é definida de acordo com a espécie e porte das árvores. No caso da Praça Seca, foram retiradas 20 árvores, cabendo a reposição de 160 unidades na região. Em relação ao trecho da Cândido Benício onde foram retiradas três árvores, a contrapartida será o plantio de 22 árvores. Já em relação ao Largo do Tanque, onde oito árvores foram removidas, a compensação será de 54 árvores. O plantio será providenciado na região após a conclusão dos serviços.


A Secretaria Municipal de Obras lembra que o corredor expresso vai beneficiar 320 mil pessoas por dia, ligando a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional, atendendo ainda os bairros da Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.”


Leia também:

Obras da Linha 4 do Metrô do Rio adotam ações de sustentabilidade

Passageiros, motoristas e cobradores de ônibus no Rio sofrem com forte calor 

Calor? Quebre o asfalto, plante árvores e vá a pé 



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário