Governo do ES vai desapropriar 67 áreas para corredor de ônibus

Indicações do BRT foram publicadas no Diário Oficial. Primeiro trecho a passar pelo processo será o Corredor Bigossi

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Fonte: G1 ES  |  Autor: Juliana Borges  |  Postado em: 21 de março de 2014

Arte mostra como serão as estações do BRT

Arte mostra como serão as estações do BRT

créditos: Arte/ Governo do Estado

 

Sessenta e sete áreas no município de Vila Velha, na Grande Vitória, serão desapropriadas para a passagem do BRT, o corredor exclusivo para ônibus. As indicações foram publicadas no Diário Oficial nesta quarta-feira (19). O primeiro trecho a passar pelo processo será o Corredor Bigossi, na Avenida Carlos Lindenberg. O BRT está previsto para ser entregue em 2018.

 

O corredor será integrado aos sistemas já existentes, como o Transcol e as linhas municipais. Com 35 km de extensão, o investimento previsto é de R$ 800 milhões para preparar um caminho que começa em Carapina, na Serra, passa pela Reta da Penha, Praça do Cauê e Centro, em Vitória, avança em direção a Jardim América, em Cariacica, e completa o circuito em Vila Velha , atravessando Cobi e a Rodovia Darly Santos, e ainda cruzando a Terceira Ponte.

 

Sobre as obras na áreas desapropriadas, estão previstas para começar primeiro a de prolongamento do Corredor Bigossi, em sua terceira etapa, e passarão pela Avenida Carlos Lindenberg até onde o BRT chegar, no limite com Vitória. Apenas nesse trecho serão desapropriadas 29 áreas, mas a quantidade de imóveis envolvidos ainda não foi divulgada pelo governo do Espírito Santo.

 

No decreto publicado sobre as desapropriações nessa região são citadas benfeitorias necessárias para a passagem do corredor exclusivo para coletivos, que deve ocupar duas faixas em cada sentido, sendo uma para os ônibus que estiverem parados e outra para os que continuarem em trânsito.

 

O canteiro central também será modificado para serem instaladas as estações de entrada de passageiros do sistema. Isso vai implicar em alargamento das vias, além de outras mudanças incluídas nas obras. Outro trecho que já tem as desapropriações decretadas é o que vai do Terminal de Vila Velha até a Rodovia Darly Santos. De acordo com o Diário Oficial, 38 áreas terão que ser desocupadas ao longo desse trajeto, também para a passagem do BRT.

 

De acordo com o governo, o processo para desapropriar envolve longa negociação dos órgãos estaduais com os atuais proprietários. O decreto também indica que ela deve ser promovida ”de forma amigável ou judicialmente”, podendo o governo alegar urgência no uso das áreas.

 

Atraso

As obras na Grande Vitória tiveram atraso por conta da suspensão da primeira licitação, portanto o BRT está previsto para ser entregue em 2018. As primeiras intervenções começaram a ser feitas na Avenida Leitão da Silva, na capital, no dia 12 de março.

 

Entenda como vai funcionar o corredor exclusivo para ônibus (Foto: Arte/ A Gazeta)

 

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