SP: Prefeitura começa a multar táxis que circularem em corredores de ônibus

Veja lista de corredores que táxis não podem usar no horário de pico. Lei estava em período de adaptação desde de 17 de março

Notícias
 

Fonte: G1 São Paulo  |  Autor: G1 São Paulo  |  Postado em: 17 de abril de 2014

A mudança, que visa dar mais velocidade aos ônibus

A mudança desagradou os taxistas

créditos: Divulgação

 

Os táxis que circulam nos corredores de ônibus da capital paulista nos horários de pico, das 6h às 9h e das 16h às 20h, começaram a ser multados. Entre esses dois períodos, eles podem circular se estiverem com passageiros. A lei estava em período de adaptação desde de 17 de março. A mudança, que visa dar mais velocidade aos ônibus, desagradou os taxistas. Eles temem perder clientela com a medida.

 

Os corredores são as faixas voltadas a ônibus que ficam à esquerda de algumas avenidas da cidade, como Santo Amaro, Rebouças e Nove de Julho. São diferentes das faixas exclusivas que ficam à direta e que sofrem constante influência dos automóveis em razão das conversões, como é o caso da Avenida Paulista. Nelas, os táxis já não podem circular.

 

Os eixos que compõem a nova regra são formados pelos seguintes corredores implantados à esquerda: Pirituba / Lapa / Centro; Inajar / Rio Branco / Centro; Campo Limpo /Rebouças/ Centro; Santo Amaro / Nove de Julho / Centro; Jardim Ângela / Guarapiranga / Santo Amaro; Capelinha / Ibirapuera / Centro; Parelheiros / Rio Bonito / Santo Amaro; Itapecerica / João Dias / Centro; Paes de Barros. Aos sábados, domingos e feriados a circulação com passageiros está liberada em período integral. O taxista infrator receberá uma multa de R$ 127,69 e perderá cinco pontos na carteira.

 

A circulação de táxis com passageiro, em qualquer horário e dia da semana está permitida somente nas faixas exclusivas à direita das seguintes vias: Avenida Santos Dummont; Avenida Tiradentes; Avenida Prestes Maia; Passagem Tom Jobim; Túnel Papa João Paulo II; Avenida 23 de Maio; Avenida Ruben Berta; Avenida Moreira Guimarães; Viaduto João Julião da Costa Aguiar; Avenida Washington Luís; Avenida Interlagos; Avenida do Jangadeiro; Avenida Senador Teotônio Vilela; Avenida Indianópolis; Avenida Corifeu de Azevedo Marques; Avenida Sumaré; Marginal Tietê; e Marginal Pinheiros.


A medida foi anunciada quase três meses após o Ministério Público de São Paulo dar 45 dias para o governo municipal derrubar a permissão à circulação dos táxis, ameaçando entrar com uma ação civil pública caso a medida não fosse adotada. A circulação é permitida desde a gestão Marta Suplicy.

 

A ideia inicial do MP era que a circulação fosse proibida durante todo o dia. Os taxistas, no entanto, pressionaram o Ministério Público e a Prefeitura, que fez um novo estudo para determinar se o impacto é significativo durante todo o dia ou apenas no horário de pico. A cidade tem atualmente 34 mil taxistas.

 

Leia também:

São Paulo recebe projeto-piloto para avaliação de calçadas 

Prefeitura de São Paulo cria 'vaga verde' na Bela Vista 

Número de passageiros em ônibus em SP cresce 2,7% 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário