Motoristas de ônibus 'sentem na pele' como é pedalar nas cidades

Projetos de cidades como Recife e Porto Alegre colocam os funcionários em bicicletas para sentir como é quando veículos "tiram fina"

Notícias
 

Fonte: Galileu  |  Autor: Ricardo Ampudia  |  Postado em: 27 de maio de 2014

Os motoristas participam de um treinamento em bici

Motoristas participam de treinamento em bikes fixas

créditos: Reprodução

 

Motoristas de ônibus em grandes cidades passam a maior parte do seu dia em um ambiente hostil. Conscientizá-los sobre seu papel em relação às bicicletas no trânsito é difícil, mas não impossível. Um exemplo está em iniciativas recentes como a da Itamaracá Transportes, no Recife, que após um acidente grave com um dos ônibus da linha pediu a consultoria da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo) e lançou, no final de 2013, um plano pouco ortodoxo.

 

Os motoristas participam de um treinamento em bicicletas fixas, onde pedalam enquanto um colega passa com o ônibus em velocidade apropriada a 1,5 metro, o exigido pelo Código Brasileiro de Trânsito. Dado o bom exemplo, vem a parte ruim. O colega retorna com o ônibus e passa em alta velocidade, “tirando uma fina” do ciclista, e depois, de novo, buzinando.

 

Veja abaixo algumas cenas do treinamento.

 

 

“Nosso maior ganho foi despertar um sentimento de que o motorista é responsável pelo ciclista, de que ele é muito maior”, conta Lívia Amaral, gerente de RH da empresa. Dos mais de 500 motoristas da Itamaracá, 200 já foram treinados e os acidentes graves com ciclistas foram reduzidos a zero. O exemplo tem sido repetido em outras capitais, como Florianópolis e Porto Alegre, onde a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) pretende treinar 300 motoristas até o final do ano.

 

 

Leia também:

Quinze incríveis infraestruturas voltadas para bikes 

Equipamento projeta imagem de bike para alertar presença de ciclista 

Motorista cidadão: o exemplo da Paraíba 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário