Quinze incríveis infraestruturas voltadas para bikes

Veja uma relação de bons exemplos no mundo de elementos construtivos pensados para melhorar a qualidade de vida de quem pedala

Notícias
 

Fonte: Hype Science  |  Autor: Jéssica Maes  |  Postado em: 26 de maio de 2014

Garagem para bicicletas da Estação Central de Amst

Garagem para bicicletas - Estação Central de Amsterdã

créditos: Reprodução

 

Uma infraestrutura de ciclismo bem desenvolvida é uma característica fundamental de toda cidade, especialmente as mais desenvolvidas. Nestes lugares, milhares de pessoas se deslocam de bicicleta diariamente e segurança e praticidade são essenciais. Isto não significa que precisamos apenas de ciclovias separadas (aquelas sem circulação compartilhada com os carros), mas muito mais, como pontes, túneis e lugares seguros para estacionar.

 

Para celebrar os locais que pensam nos ciclistas como elementos importantes do trânsito cotidiano, o site Hype Science preparou uma lista mostrando adaptações de infraestrutura que são exemplos a serem seguidos. 


15. Ponte estaiada Don Burnett em Cupertino, na Califórnia (EUA)

California Daily Life

 

15-
Inaugurada em 2009, ela também é conhecida como ponte Mary Avenue e serve para o trânsito de pedestres e ciclistas.


14. Ponte Big Dam, em North Little Rock, no Arkansas (EUA)

BIG DAM BRIDGE
Inaugurada em 2006, ela cruza o rio Arkansas. Com 1,2 quilômetros de comprimento, esta é a ponte mais longa da América do Norte construída exclusivamente para o uso de pedestres e bicicletas.


13. Ponte Nesciobrug, em Amsterdã (Países Baixos)

13-

 

13
Com 780 metros de comprimento, esta é a ponte para ciclistas mais longa e, provavelmente, mais elegante da Holanda. Foi concluída em 2006.


12. Garagem para bicicletas da Estação Central de Amsterdã (Países Baixos)

12--

 

12-

 

European Vacation
No país em que a bicicleta é até mesmo uma atração turística, este meio de transporte é colocado em primeiro plano no planejamento urbano. Inaugurado em 2001, esta garagem especial pode acomodar 2.500 bicicletas em seus três níveis.


11. Bikedispenser, em Eindhoven (Países Baixos)

11
Este sistema automatizado ajuda no armazenamento e compartilhamento de bicicletas de aluguel. Inspirados nas boas e velhas máquinas de venda automáticas, esses depósitos funcionam com um sistema de self service.


10. Hovenring, em Eindhoven (Países Baixos)

10

 

10-
Projetado pela companhia Ipv Delft e inaugurado em 2013, este espetacular viaduto circular é uma via suspensa para ciclistas e pedestres. Ele fica na província de Noord-Brabant e é o primeiro de seu tipo no mundo.

 

9. Ponte Weerdsprong, em Venlo (Países Baixos)

9

 

9-
Com um projeto de iluminação especial, esta ponte é mais uma das estruturas dedicadas à circulação de ciclistas e pedestres e também foi projetada pela Ipv Delft.


8. Viaduto sobre a grande e movimentada Auke Vleerstraat, em Enschede (Países Baixos)

8

 

8-
Mais um dos projetos da Ipv Delft, este viaduto agiliza e garante a segurança dos usuários das bicicletas desde 2011.


7. Túnel sob ruas movimentadas, em Zwolle (Países Baixos)

7
Este túnel tem uma calçada larga para os pedrestres circularem tranquilos e uma via de mão dupla para as bicicletas.


6. Estacionamento de bicicletas, em Zoetermeer (Países Baixos)

6
Ainda que não tenha um design muito surpreendente como vimos nos outros tópicos, este galpão cumpre sua função e é para uso exclusivo dos ciclistas.


5. Caixa para bicicletas de carga, em Copenhague (Dinamarca)

5
Voltada para este tipo específico de bicicleta, tem o formato de um carro cor-de-rosa.


4. Segundo Heinenoordtunnel (Países Baixos)

4
Este túnel para ciclistas e pedestres é de faixa lenta e liga as cidades de Heinenoord e Barendrecht, passando sob o rio Maas Oude.


3. Eco-Cycle subterrâneo, em Tóquio (Japão)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Quem está passando na rua não tem ideia de quão genial esta casinha verde é. O Eco-cylce é um sistema de estacionamento de bicicletas japonês, desenvolvido pela Giken. O que aparece na imagem fica escondido debaixo da terra.


2. Eco-Cycle acima do solo, em Ebina (Japão)

1

Ao contrário do anterior, este estacionamento é um prédio e tem capacidade para 720 bicicletas.


1. Ônibus com bicicletário, em Vancouver (Canadá)

3

De todas as ideias apresentadas aqui, esta é, provavelmente, a de mais simples aplicação. Colocar um suporte para bicicletas na frente dos ônibus dá mais garantias que outros motoristas não vão estragar os veículos e permite que ciclistas se desloquem por distâncias mais longas de maneira mais rápida. [Gizmodo, Eco-Cycle]

 

Leia também:

Bike sem pedais para bebês: uma (re)invenção genial 

Trava 'smart' de bicicleta avisa sobre roubo e acidentes 

Como incentivar o uso da bicicleta nas comunidades 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário