Lei pode aumentar adesão de bicicleta como transporte em Juazeiro (CE)

Em Juazeiro, um projeto de lei dispõe sobre a obrigatoriedade dos ônibus reservarem espaço e equipamentos adequados para o traslado do transporte de duas rodas, sem custo

Notícias
 

Fonte: Jornal do Cariri  |  Autor: Site Miséria  |  Postado em: 28 de maio de 2014

Bicicletas oferecem mais economia e menos poluição

Bicicletas oferecem mais economia e menos poluição à cidade

créditos: Serena Morais/Jornal do Cariri

 

Com o aumento da busca pela sustentabilidade e mobilidade urbana, a bicicleta vem se destacando pelo número de pessoas que a utilizam, não só para o lazer, mas como um meio de locomoção até o trabalho. Em Juazeiro, um projeto de lei dispõe sobre a obrigatoriedade dos ônibus reservarem espaço e equipamentos adequados para o traslado do transporte de duas rodas, sem custo extra aos passageiros.

 

Segundo o projeto, os transportes que tiverem capacidade para 30 passageiros e acima disso terão que se enquadrar às exigências, em um prazo máximo de seis meses, após publicação da lei, caso seja aprovada na Câmara Municipal. A proposta também determina que os ônibus disponibilizem locais específicos para o mínimo de duas bicicletas por coletivo. O autor do projeto, o vereador Cláudio Luz (PT), disse que a fiscalização será realizada pelo Demutran, já que é órgão competente de trânsito de Juazeiro.

 

O vereador ressalta que a iniciativa aumentará a adesão de pessoas ao uso de bicicleta, oferecendo mais economia e menos poluição a cidade. “No mundo todo, buscam-se alternativas sustentáveis para a mobilidade urbana. Ponto consensual é o de que os automóveis são o maior problema no trânsito das grandes cidades. Outro consenso é que bicicleta pode ser usada de maneira complementar ao transporte público, dando mais alternativa aos usuários, e viabilizando a sua utilização por mais pessoas”, destaca.

 

A proposta chama atenção daqueles que se interessam pelo meio. “Cada vez mais, as pessoas começam a acreditar que a bicicleta é o transporte que oferece mais vantagens. Quando se começa a pedalar pela cidade, é possível observar seu entorno e sentir as mudanças que ocorre no próprio corpo, como a diminuição do estresse. Espero que com essa lei, a qualidade dos coletivos melhore, porque se já é superlotado sem bicicletas, imagina com elas”, observa a vendedora Soraya Muniz, que utiliza o a bicicleta há um ano para ir ao seu trabalho.

 

Leia também:

Conheça o VLT: na França e no Brasil, no sertão do Cariri 

Trem sustentável muda rotina de moradores no sertão do Ceará 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário