Realizada a primeira audiência do Plano de Mobilidade Urbana de Joinville (SC)

Melhorias nas ruas e no transporte público foram principais reivindicações

Notícias
 

Fonte: ND Online  |  Autor: ND Online  |  Postado em: 03 de julho de 2014

Encontro ocorreu na noite de ontem

Encontro ocorreu na noite de ontem

créditos: Rogério da Silva/Secom/Divulgação/ND

 

Melhorias no tráfego, na infraestrutura das ruas e no transporte coletivo. Estas foram as principais reivindicações destacadas pelos moradores da região de abrangência da Subprefeitura Sul durante a primeira consulta pública para a elaboração do Plano de Mobilidade de Joinville. O encontro ocorreu na noite desta quarta, na Igreja Nossa Senhora de Belém, no bairro Boehmerwald. Na reunião, técnicos da Fundação Ippuj (Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville) apresentaram um diagnóstico da situação da mobilidade, com alguns dados gerais da cidade e específicos dessa região. Foram expostos, por exemplo, os pontos críticos de acidentes e também os pontos de conflitos viários (congestionamentos) nessa área de Joinville.

 

O gerente da Unidade de Integração Comunitária e Desenvolvimento Sustentável do Ippuj, Clailton Dionizio Breis, avaliou como positiva essa primeira reunião com a comunidade. “Percebemos a participação da população com comentários relevantes e o preenchimento dos questionários”, disse. Ele complementa que cerca de 600 questionários, com perguntas sobre as condições de deslocamento em Joinville, já foram preenchidos. “Com as consultas, esse número deve triplicar” conclui Breis.

 

O secretário da subprefeitura Sul, Osmari Fritz, classificou como qualificados os participantes da reunião. “Aqui temos lideranças representativas, de associações de moradores, igrejas e conselhos. São pessoas que tem uma noção clara dos problemas de mobilidade nesta área.” Fritz também lembrou que a região Sul é uma das “portas de fundos” de acesso à Joinville. Isso faz com que o fluxo no trânsito seja muito intenso, ocasionando muitos acidentes. “A cultura da bicicleta precisa ser recuperada. As ciclovias devem ser valorizadas”, frisou.

 

Após essa fase de consulta pública, que segue até o dia 14, esse levantamento com informações e dados da população será entregue à equipe de planejamento do Ippuj. A partir daí serão realizados estudos técnicos com especialistas em mobilidade, para só assim ser elaborado o plano. Quem ainda não respondeu ao questionário tem até o próximo dia 24 para preenchê-lo. O formulário está disponível no site do Ippuj (ippuj.joinville.sc.gov.br) ou nas escolas da rede municipal de ensino.

 

Presidentes de Associações querem binários

Para três presidentes de associação de moradores, são necessários binários em algumas vias dos bairros. A presidente da associação do Escolinha, Waldete Tomazia Molinari, acredita que deve ser estudada a colocação de um em pelo menos uma das principais ruas do bairro, como a avenida Paulo Schoroeder. Para Sandro Morbis, liderança comunitária do bairro Itaum, o binário deve ser feito na rua Monsehor Gercino com a Florianópolis. Ele destacou também que esta via é muito deficiente em relação à sinalização e pavimentação.

 

O presidente da Associação de Moradores do Floresta , Luiz Gustavo Papendick, chama a atenção para a rua Santa Catarina. “Esta rua deveria ser toda em mão única e todas as vias que a cortam deveriam ter condições de receber o fluxo” afirma.

 

A próxima consulta pública ocorre hoje, também às 19h, no Centro Comunitário Costa e Silva, na rua Saguaçu, nº 225, bairro Costa e Silva.

 

Leia também:

Plano de Mobilidade Urbana de Joinville terá ampla participação da população 

Dilma autoriza em SC investimentos de R$ 412 mi para mobilidade urbana 

Grupo de jovens fixa placas sugerindo que joinvilenses caminhem e pedalem pela cidade 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário