Transporte público de Palmas ganha sistema de monitoramento por GPS

O sistema registra dados como a localização e a velocidade dos veículos. O monitoramento à distância começou a funcionar em 3 de junho

Notícias
 

Fonte: G1 TO  |  Autor: G1 TO  |  Postado em: 14 de julho de 2014

Os 217 ônibus da capital receberam o sistema

Os 217 ônibus da capital receberam o sistema

créditos: Valério Zelaya/ Prefeitura de Palmas

 

Os ônibus que circulam na capital estão sendo monitorados por um novo sistema. Desde o dia 3 de junho, os 217 coletivos de Palmas contam com um Sistema de Posicionamento Global (GPS, na sigla em inglês). Este sistema envia dados como a localização, a velocidade, a direção e o número de paradas que cada veículo realizou. Os dados são analisados por fiscais na Central de Monitoramento, que fica na secretaria de trânsito municipal. O sistema foi implantado pelo Sindicato das Empresas de Transporte e o monitoramento é feito de forma conjunta com a secretaria através de um termo de cooperação.

 

Neste primeiro momento o monitoramento a distância é feito apenas entre 8h e 18h, com dois fiscais por período. Já a fiscalização nas ruas continua a funcionar das 6h até meia-noite, com 11 fiscais. O novo sistema não vai substituir a ação dos agentes de trânsito nos pontos de parada, pois ela apenas permite saber se os horários estão sendo cumpridos e se algum ônibus apresenta problemas, mas não mede a qualidade do atendimento aos usuários.

 

Na capital, dos 217 veículos de transporte público, 200 estão em circulação e 17 são ônibus reserva. A rede é composta por 69 linhas que são utilizadas em média por 80 mil pessoas todos os dias.

 

Leia também:

Desrespeito à faixa de pedestre causa aumento de atropelamentos no TO 

Ônibus elétrico é testado em Palmas 

Em Palmas (TO), uso de calçada para estacionamento será permitido 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário