Em Fortaleza, pedestres não têm vez no entorno do Castelão

Avenidas do entorno do Castelão carecem de equipamentos que garantam a segurança dos pedestres na travessia. Faixas de pedestre e sinais só serão implantados com os BRTs

Notícias
 

Fonte: O Povo  |  Autor: Samaísa dos Anjos  |  Postado em: 22 de julho de 2014

Av. Alberto Craveiro só conta com 2 semáforos e fa

Av. Alberto Craveiro só conta com 2 semáforos e faixas

créditos: EVILÁZIO BEZERRA

 

Atravessar uma avenida é ação comum à vida de quem percorre a cidade no cotidiano. Nas grandes vias do entorno do Castelão, no entanto, a travessia é desafio arriscado. A avenida Alberto Craveiro, por exemplo, em uma extensão de mais de 2,5 quilômetros – que passou por obras de alargamento, drenagem e pavimentação – só conta com dois semáforos e faixa de pedestres. Um deles próximo à rua Pedro Dantas e outro em frente a equipamentos como escola e unidade de saúde.

 

No entanto, em toda a extensão da avenida, moradores precisam atravessar a via constantemente para usar o transporte público e os comércios da área. Cada travessia é um risco de colisões com motos, carros e caminhões. Santana Rodrigue e Janice Costa moram na avenida, cada uma de um lado, e relatam os riscos diários de todos na área. “A gente ficou ansiosa pela reforma, mas aí deixaram desse jeito, com risco para o pedestre”, comentou Santana. Para elas, o planejamento esqueceu de quem anda a pé. Janice complementou que os carros passam em alta velocidade e, muitas vezes, só freiam perto dos equipamentos de fiscalização eletrônica.

 

Francisca Naiara Gomes também reclama. Ela mora em uma rua próxima à Alberto Craveiro e comenta que, em determinados horários, chega a demorar 20 minutos para atravessar com segurança. “Não tem faixa, sinal, nada”, reclama.

 

Obras pendentes

Segundo a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), as avenidas Alberto Craveiro, Paulino Rocha e Silas Munguba (Dedé Brasil) receberão faixas e semáforos para pedestres quando as estações do corredor exclusivo de ônibus que ligará Parangaba e Papicu forem implantadas. As paradas especiais e equipamentos para pedestres, no entanto, dependem da finalização de diversas obras, previstas somente para o segundo semestre de 2015.

 

Uma passarela que ligará a Arena Castelão e o Centro de Formação Olímpica (CFO), em construção na avenida Alberto Craveiro, também servirá aos pedestres, informou a Secretaria Especial da Copa. O equipamento, que contatará com um elevador, tem previsão de entrega no fim deste ano, quando o CFO deve estar pronto.

 

A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) indicou que o número de equipamentos de fiscalização eletrônica na avenida Alberto Craveiro será ampliado. Os pontos que receberão os novos equipamentos estão em processo de definição. Atualmente, existem quatro equipamentos, dois em cada sentido. Em agosto, a Autarquia planeja realizar mais uma atividade para conscientizar sobre a passagem segura, tanto para condutores quanto para pedestres por meio do projeto “Dê passagem para a vida”.

 

Além da Alberto Craveiro, as avenidas Paulino Rocha e Silas Munguba (antiga Dedé Brasil) também passaram por obras e apresentam dificuldades para travessia, principalmente próximo à rotatória do Castelão. Como são vias com menos faixas do que a Alberto Craveiro, o ir e vir é um pouco menos complicado.

 

Leia também:

Fortaleza: VLT aguarda nova licitação e não teve obras retomadas 

Lei que torna preferenciais todos os assentos de ônibus em Fortaleza divide opiniões 

Em Fortaleza, estações de bicicleta devem ser instaladas até setembro 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário