Em Fortaleza, estações de bicicleta devem ser instaladas até setembro

Iniciativa faz parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt)

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Fonte: O Povo  |  Autor: Sara Oliveira  |  Postado em: 07 de julho de 2014

No Centro, há necessidade de requalificar 300 vaga

No Centro, há necessidade de requalificar 300 vagas

créditos: Edimar Soares

 

Das cinco iniciativas do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) que já deveriam estar prontas, apenas o sistema binário da Aldeota está ativo. A execução das ações foi postergada por causa da Copa do Mundo e a perspectiva da Prefeitura é que elas virem realidade ao longo do segundo semestre. Entre as novidades: cerca de 60 estações de bicicletas compartilhadas até setembro, mais 349 vagas de zona azul no Centro em agosto e nova tecnologia para estacionamento rotativo da avenida Monsenhor Tabosa até novembro.

 

De acordo com o coordenador do Paitt, Luís Alberto Sabóia, o atraso deve-se ao deslocamento de agentes de trânsito para os eventos do Mundial. Luís afirmou que todas as etapas de planejamento e diagnóstico foram feitas, com exceção da iniciativa de melhoria dos pontos críticos em Messejana e na avenida Osório de Paiva.

 

O projeto de bicicletas compartilhadas, última iniciativa do Paitt a ser anunciada, prevê a instalação de aproximadamente 60 estações com disponibilidade de aluguel das bicicletas. O edital para execução do projeto deverá ser finalizado até o próximo dia 16 e sua implementação está programada para setembro. O sistema será mantido através de patrocinador – o Itaú, que patrocina a iniciativa em outros estados, já se candidatou – e está em fase de estudo quanto à localização das estações e regras tarifárias. O modelo implantado em outros estados prevê pagamento de até R$ 10 mensais para uso, com no máximo uma hora de aluguel. O perfil de utilização é de 60% das viagens em horário de pico, com distância de até 700 metros.

 

“Serão priorizados locais com quantidade significativa de atração de viagens, com muito comércio e residências. Aldeota, Bezerra de Menezes, próximo a universidades, bairros como Parquelândia, Monte Castelo, Centro, Praia de Iracema, Guararapes, Parangaba....”, exemplificou o técnico do Plano, Gustavo Pinheiro. Uma empresa ficará responsável pelos gastos de implementação e manutenção do sistema, enquanto a Prefeitura deve executar ações de infraestrutura. “Estamos vendo a possibilidade de integração com Bilhete único e ciclo-rotas estão sendo traçadas através do Plano Cicloviário em andamento”, complementou o coordenador do Paitt.

 

Zona azul

A etapa de planejamento dos espaços que fazem parte do Plano definiu que, no Centro, há necessidade de requalificar 300 vagas de zonas azul e verde, criar outras 349 (totalizando 1.093) e aumentar os pontos de venda de 59 para 120. “O lado leste do Centro, onde antes não tinha muito comércio, hoje já merece ter zona azul. Então indicamos que se implante, porque há uma demanda”, explicou a técnica urbanista Fernanda Soares.

 

O bairro também foi alvo inicial de projeto piloto do novo modelo de estacionamento rotativo, com uso de tecnologias. Porém, conforme Fernanda, a iniciativa foi direcionada para avenida Monsenhor Tabosa devido às mudanças estruturais que ocorrerão no Centro em 2015. “Faremos lá e, se der certo, fazemos no Centro e até ampliamos para outras áreas”. No Centro, a previsão é de que a ação chegue em 2015.

 

O projeto piloto deverá fazer a implantação pioneira de sensores de estacionamento; pagamento e localização de vagas feitos através de aplicativos de celular; cobrança diferenciada por zona e horário; controle informatizado das vagas; e requisitos de segurança para que o condutor saiba o que acontece com seu veículo.

 

Saiba mais

A reformulação de operação e fiscalização de trânsito- com ênfase na região do Montese, também iniciativa do Paitt, possibilitará a contratação, até agosto, de 300 profissionais que darão suporte às ocorrências da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).

 

O principal objetivo é diminuir o tempo de atendimento, que hoje tem média de 94 minutos. Quatro avenidas do Montese serão prioritárias (Alberto Magno, Gomes de Matos, Germano Franklin, José Bastos e João Pessoa) . A ação poderá ter como novo destino certo a avenida 13 de Maio.

 

A rede de Monitoramento da AMC também deverá se renovar no mês que vem. 32 câmeras que estavam paradas há 24 meses voltarão a funcionar, haverá contrato para disponibilidade de um gincho de grande porte - que não existe hoje - e sete de pequeno porte, 10 bases de monitoramento e 10 painéis móveis de sinalização.

 

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