Pedestre terá prioridade na travessia sobre faixas em Fortaleza

Sancionada nesta terça pelo prefeito Roberto Cláudio, norma prevê prioridade na travessia de pedestre que fizer sinal com o braço

Notícias
 

Fonte: O Povo  |  Autor: O Povo  |  Postado em: 23 de julho de 2014

Pedestres que fizerem sinal com o braço terão prio

Pedestres que sinalizarem com o braço terão prioridade

créditos: KLÉBER A. GONÇALVES

 

Foi publicada no Diário Oficial do Município de Fortaleza nesta terça-feira (22) a chamada “Lei do Sinal de Respeito”, que dá prioridade para pessoas a pé na travessia de faixas de pedestres da Capital. De acordo com a norma, que entrou em vigor na publicação, pedestres que fizerem gesto com o braço ainda na calçada terão “prioridade garantida” na travessia sobre a faixa.

 

Ainda de acordo com a lei, a Prefeitura deverá realizar “constante e massiva” campanha educativa sobre respeito à medida, direcionada tanto aos condutores como aos pedestres. Legislação semelhante já é colocada em prática em outras cidades do Brasil, como Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES).

 

A lei também estabelece que, em trechos onde não exista faixa de pedestres próximas em até 50m, o pedestre também poderá fazer sinal com o braço para alertar a atenção do condutor. Nestes casos, no entanto, o motorista não será obrigado a parar. As sanções previstas para quem descumprir a norma ainda aguardam regulamentação.

 

A iniciativa é do vereador João Alfredo (Psol), que apresentou a proposta em março de 2012. A lei foi aprovada pelo plenário da Câmara Municipal em maio deste ano.

 

Leia também:

Em Fortaleza, pedestres não têm vez no entorno do Castelão 

Fortaleza: VLT aguarda nova licitação e não teve obras retomadas 

Lei que torna preferenciais todos os assentos de ônibus em Fortaleza divide opiniões 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário