Obra de ciclovia em Manaus será entregue com atraso

Com previsão de ser concluída em maio, via para ciclistas deve ficar pronta em dezembro

Notícias
 

Fonte: D24AM  |  Autor: Lívia Anselmo  |  Postado em: 31 de julho de 2014

Trabalhos foram retomados no trecho inicial

Trabalhos foram retomados no trecho inicial

créditos: Eraldo Lopes

 

Quem passa pela Avenida Boulevard Álvaro Maia pode perceber as novas calçadas que, na verdade, são o primeiro trecho da ciclovia Boulevard-Ponta Negra anunciado pela Prefeitura de Manaus, e que ligará as zonas sul e oeste, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

 

Com investimento de R$ 22 milhões e contrato de construção firmado em 2013, as obras iniciaram, efetivamente, em fevereiro desse ano, com término anunciado para maio. A Seminf informou que a nova data prevista para a entrega é dezembro.

 

O trecho inicial de 2,24 quilômetros faz parte dos primeiros 14,6 quilômetros da ciclovia  que inicia no Boulevard, na Praça 14, zona sul, e segue até a Marina do Davi, Ponta Negra, zona oeste. Ainda não há sinalização nos trechos já construídos e a mudança parcial causou desconfiança nos moradores.

 

O empresário Anderson Batista, 29, que trabalha em um ponto comercial próximo à Avenida Duque de Caxias, onde as obras iniciaram, viu o início dos trabalhos e é um dos que não entenderam o que está sendo feito.

 

“A gente sabe que tinha um projeto de ciclovia e que eles, teoricamente, estão fazendo isso, mas sem sinalização é impossível saber”, disse.

 

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) informou que a sinalização será feita antes da inauguração, quando as obras forem finalizadas, em dezembro.

 

Enquanto isso, os trechos prontos, mas não sinalizados, começam a ser utilizados. Amazonense, que mora no Rio de Janeiro há 20 anos, a autônoma Ana Cristina Janeiro, 41, está de férias na capital e disse já perceber a utilidade da área. “As pessoas já usam a ciclovia, que eu já vi, mas é melhor explicar para as pessoas como vai funcionar logo”, destacou.

 

No trecho entre o Cemitério São João Batista e o Viaduto Ayrton Senna, as obras foram retomadas, na semana passada.

 

De acordo com a Prefeitura, o planejamento é que até 2016 sejam construídos 80 quilômetros de ciclovia e ciclofaixa. A expectativa era de que fossem construídos 20 quilômetros de via, a cada ano da atual administração.

 

Ciclovias são vias exclusivas para ciclistas, separadas fisicamente das vias de veículos, calçadas ou meio-fio. Nesses locais, é proibida a circulação de carros, motos e de pedestres.

 

Leia também:

Projeto de lei prevê Wi-Fi gratuito em terminais de ônibus de Manaus 

Possível solução para trânsito caótico, uso de bike como meio de transporte local cresce 

Em Manaus, fórum debate a bicicleta como modo sustentável de transporte


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário