Brasília participa do Dia Mundial sem Carro

Rodoviária terá local de acesso a estacionamento fechado aos carros. Programação é promovida pelo governo do DF e Fórum de Mobilidade Urbana por Bicicleta

Notícias
 

Fonte: Jornal de Brasília  |  Autor: Jornal de Brasília  |  Postado em: 19 de setembro de 2014

DF terá programação no Dia Mundial Sem Carro

DF terá programação no Dia Mundial Sem Carro

créditos: Rodrigo Viana/ Senado Criação e Marketing

 

Refletir sobre o uso excessivo do carro nas cidades e experimentar formas alternativas de mobilidade. Essa é a proposta do Dia Mundial sem Carro, celebrado na próxima segunda-feira (22) em diversas cidades do planeta. No Distrito Federal, a data será lembrada com programação no estacionamento da plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto. Das 8h às 22h, o local será fechado para os automóveis.

 

Um ônibus do Departamento de Trânsito (Detran-DF) ficará disponível para a população com serviços de inscrição e recarga no cartão do Passe Livre. Além disso, no estacionamento, haverá apresentação de DJs e um palco que receberá, a partir das 17h, shows musicais de MPB, rock e chorinho.

 

Também na região central, o Governo do Distrito Federal realizará simulação de um projeto de mobilidade urbana elaborado pela Secretaria de Habitação (Sedhab), com consulta à população. A ideia é mostrar possíveis mudanças na área com base em intervenções que preveem mais espaço para pedestres e ciclistas, a exemplo de alargamento de calçadas e implantação de ciclovias.

 

Atrações

A programação do dia inclui, ainda, a apresentação de um ônibus elétrico da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB); a inauguração no Parque da Cidade de um Posto Bike - paraciclo que conta com ferramentas para ajustes na bicicleta e uma bomba para calibragem de pneus; a venda de comidas e bebidas por food trucks; e a realização de uma oficina de construção de rotas cicloviárias na área central.

 

A TCB também adaptará um ônibus para o embarque de bicicletas. Para tirar dúvidas da população, haverá postos móveis do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Secretaria de Turismo e do projeto de compartilhamento Bike Brasília.

 

"A data é importante para incentivar os moradores do DF a deixarem o carro na garagem e utilizarem meios de transporte alternativos. Os motoristas que optarem, no dia 22, por bicicleta, metrô, ônibus terão a chance de vivenciar a cidade de outra perspectiva. A carona solidária, combinada com um colega que mora perto, também é uma forma de participar", afirmou o servidor da Casa Civil e coordenador do Fórum de Mobilidade Urbana por Bicicleta no DF, Paulo Alexandre Passos.

 

O Dia Mundial sem Carro foi criado na França em 22 de setembro de 1997 e adotado por vários países europeus em 2000. A cada ano, mais cidades aderem à iniciativa. No Distrito Federal, a data é comemorada desde 2005. A organização do evento é de responsabilidade do Detran-DF em parceria com o Fórum de Mobilidade Urbana por Bicicleta.

 

Até o dia 25, o Detran-DF realiza, em diversas regiões administrativas, atividades voltadas à educação no trânsito, como palestras, oficinas, competições e exposições. O tema da Semana é "A cidade para todos. Prioridade para o pedestre".

 

Leia também:

Lei que exige bicicletários em locais públicos em Brasília não é cumprida 

Sinalização para pessoas em Brasília precisa melhorar, e muito 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário