Em Belém, pista expressa do BRT é liberada para ônibus interestaduais

Vinte e sete linhas de baixa frequência vão poder utilizar a pista. Medida visa desafogar vias paralelas à Avenida Almirante Barroso

Notícias
 

Fonte: G1 PA  |  Autor: G1 PA  |  Postado em: 30 de setembro de 2014

Linhas interestaduais vão usar pista do BRT para e

Linhas interestaduais vão usar pista do BRT

créditos: Divulgação/Comus

 

Vinte e sete ônibus interestaduais poderão usar a pista expressa do BRT para entrar e sair de Belém, no trecho entre o bairro do Entroncamento e o Terminal Rodoviário da capital. A medida tem o objetivo de desafogar as vias paralelas à Avenida Almirante Barroso, como as Avenidas João Paulo II e Pedro Álvares Cabral, utilizadas por esse tipo de transporte.

 

“Optamos por abrir para estas linhas porque elas são de baixa frequência, o que não deverá alterar o fluxo das linhas expressas urbanas que já utilizam a canaleta”, explica Gilberto Barbosa, diretor geral da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

 

A decisão passa a valer a partir da publicação de um decreto do prefeito Zenaldo Coutinho que altera o artigo 1º do decreto 80021, que permitirá aos ônibus interestaduais vinculados à Agência Nacional de Transportes Terrestres o acesso à canaleta expressa para entrar e sair da cidade. O decreto não vale para os ônibus intermunicipais vinculados à Arcon.

 

As linhas permitidas na via expressa ligam Belém a Paranaíba (PI), Picos (PI), Recife (PE), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Barão de Grajaú (MA), Natal (RN), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Timon (MA), São Luís (MA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Aracaju (SE), além da linha Tucuruí-São Luís (MA). Elas são operadas pelas empresas Boa Esperança, Expresso Continental, Expresso Guanabara, Rápido Marajó, Transbrasiliana e Viação Itapemirim.

 

Leia também:

Mobilidade Urbana é desafio em Belém 

Em Belém, empresa de ônibus estaria limitando vagas de idosos por viagem 

Transporte hidroviário será tema de Seminário em Belém 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário