Ciclistas mapeiam poluição em Antuérpia, na Bélgica

Estudo sugere distância mínima entre ciclovias e faixas de carros para preservar a saúde de ciclistas

Notícias
 

Fonte: Eltis  |  Autor: Da redação / Mobilize*  |  Postado em: 06 de outubro de 2014

Antuérpia

Antuérpia: mapa da poluição em 2009

 

Ciclistas portando equipamentos de GPS e monitores da poluição do ar adaptados a suas bicicletas estão produzindo um mapa detalhado da qualidade atmosférica na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Eles integram uma equipe de pesquisa que está procurando monitorar a exposição das pessoas que pedalam a altos níveis de material particulado. 

 

No total foram 354 viagens, em rotas pré-estabelecidas, durante onze dias, entre 7 e 11 horas da manhã. Os dados coletados mostram a importância de manter alguns metros entre a ciclovia e as faixas de circulação de carros para reduzir significativamente os riscos de saúde aos ciclistas.





A pesquisa mostrou que a simples existência das ciclovias já faz a diferença, porque nas ruas sem essa infraestrutura os ciclistas têm que pedalar ao lados dos veículos motorizados, aumentando significativamente a exposição aos poluentes  

 

Segundo os pesquisadores, esse método de monitoramento resultou em um mapa muito preciso das concentrações de poluentes e que poderá ser utilizado como orientação para os projetos de futuras infraestruturas cicloviárias.

 

Leia mais no site do Science for Environment Policy 


*Tradução e edição:
Marcos de Sousa 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário