Para corrigir irregularidades, prefeitura de Santarém fará licitação de novas linhas de ônibus

Cidade do Pará possui 124 linhas de ônibus pertencentes a 12 empresas e tem tem até 30 de novembro de 2015 para concluir a licitação

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1 Santarém  |  Postado em: 21 de outubro de 2014

Linhas de ônibus serão concedidas por licitação

Linhas de ônibus serão concedidas por licitação

créditos: Reprodução TV Tapajós

 

Plano Municipal de Mobilidade Urbana irá permitir que a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) faça o levantamento de dados necessários à elaboração do processo licitatório das linhas de ônibus em Santarém, oeste do Pará.

 

O Município tem até 30 de novembro de 2015 para concluir a licitação, sob pena de multa de R$ 10 mil por dia, segundo determinação judicial. O prazo dado anteriormente pela Justiça era 31 de dezembro deste ano, mas a Prefeitura recorreu e obteve prazo maior para concluir o processo licitatório.

 

O arquiteto urbanista Reginaldo Abreu, servidor do Instituto Federal do Pará (IFPA), que participou do Plano de Mobilidade de Belém e Castanhal, irá participar do levantamento inicial do Plano em Santarém, sendo parte de uma parceria entre a Prefeitura e a instituição de ensino. A SMT tem até 30 de janeiro para concluir a primeira parte dos levantamentos.

 

Segundo a secretaria, atualmente a zona urbana de Santarém possui 124 linhas de ônibus pertencentes a 12 empresas. Com o processo licitatório, qualquer empresa que cumpra os critérios estabelecidos poderá participar.

 

Entenda

O Tribunal de Justiça do Estado do Pará, por meio do juiz de direito que responde pela 8ª Vara Cível da Comarca de Santarém, Clemilton Salomão de Oliveira, determinou que a Prefeitura realize licitação para concessões ou permissões do serviço de transporte coletivo municipal.

 

A medida foi requerida após o Ministério Público constatar, em procedimento administrativo, de que o transporte público na cidade é oferecido de forma irregular, configurando possível improbidade administrativa. O pedido foi feito por meio de uma ação civil pública, proposta pela 9ª promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais e Patrimônio Público, por meio da promotora Maria Raimunda Tavares.

 

De acordo com Salomão, desde 1988 a Constituição obriga a realização de licitação antes de outorgar a concessão.

 

Leia também:

Sem ônibus escolar, alunos de Santarém (PA) caminham 5 km para chegar até escola

No Pará, usuários reclamam de demora de ônibus nos feriados e domingos

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário