Estudantes conhecem o VLT da Baixada Santista

Operação Visita Controlada começa na próxima terça-feira (18), entre as estações Mascarenhas de Moraes e Antônio Emmerich, em São Vicente (SP)

Notícias
 

Fonte: ABC do ABC  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 12 de novembro de 2014

VLT da baixada santista

VLT da Baixada Santista

créditos: ABC do ABC

 

As viagens no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) acontecerão no período das 13h às 15h, de segunda a quinta-feira, num percurso estimado de 10 minutos (ida e volta).  A partir de 1º de dezembro o programa será ampliado com viagens entre as estações Mascarenhas de Moraes a José Monteiro, num percurso médio de 17 minutos (ida e volta).

 

A Operação Visita Controlada é destinada inicialmente a grupos de estudantes de escolas públicas, particulares, escolas técnicas, faculdades e universidades devidamente credenciadas na Central de Atendimento à Comunidade da EMTU/SP. Os grupos devem ser acompanhados por monitor ou professor da instituição. Não há limitação de faixa etária para as viagens.

 

Segundo o presidente da EMTU/SP, Joaquim Lopes, o público estudantil foi escolhido nesta primeira etapa para multiplicação da experiência na sociedade. “Os estudantes têm alto grau de influência, aprendizado e participação em ações inovadoras e transmitirão aos seus familiares e amigos a experiência de viajar no primeiro VLT implantado no País”, ressaltou. A operação comercial do VLT acontecerá a partir de março de 2015.

 

Em seu primeiro trecho, o VLT da Baixada Santista terá 11 km de extensão e ligará São Vicente (Barreiros) ao porto de Santos. A segunda etapa, de 8 km, ligará a avenida Conselheiro Nébias ao bairro Valongo, em Santos. Os trechos totalizam 19 km de extensão e serão integrados futuramente às linhas de ônibus metropolitanas e municipais, beneficiando 220 mil passageiros/dia (70 mil usuários do VLT). A operação comercial no Trecho Barreiros (São Vicente)/Porto (Santos) está prevista a partir de março de 2015.

 

O VLT é o eixo central da reestruturação dos sistemas intermunicipal e municipal de ônibus na região, que se completará com a Concorrência Internacional para a Concessão Patrocinada do Sistema Integrado Metropolitano da Região Metropolitana da Baixada Santista (SIM RMBS). A licitação envolve a prestação dos serviços públicos de transporte urbano coletivo intermunicipal, por VLT, por ônibus e demais veículos de baixa e média capacidade na RMBS. A sessão pública para abertura das propostas está marcada para o dia 25/11/2014.

 

Características do sistema:

- Usuários atendidos: 70 mil/dia nos trechos Barreiros–Porto (em obras) e Conselheiro Nébias–Valongo (em licenciamento ambiental).
- Municípios beneficiados: Santos e São Vicente
- Nº de estações no trecho Barreiros/Porto: 15
- Início das obras: maio de 2013
- Investimento total (projetos, gerenciamento, desapropriações, obras, material rodante e sistemas): R$ 1,29 bilhão

 

Agendamento de viagem para estudantes: 

Centrais de Relacionamento com a Comunidade - Baixada Santista
VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) - Unidade São Vicente
Avenida Martins Fontes, 718 – Catiapoã – São Vicente
Referência: Canteiro “Triângulo” – São Vicente.
atendimento.vlt@consorcioexpressovlt.com.br
0800 016 16 16

VLT - Unidade Santos
Rua Doutor Guilherme Álvaro, s/n° - Marapé – Santos
Referência: Canteiro de Santos – “Orquidário”.
atendimento.vlt@consorcioexpressovlt.com.br
0800 016 16 16

 

Leia também:

Audiência pública irá apresentar novo trecho do VLT em São Vicente, SP

Em Santos (SP), proibição de estacionamento no Canal 3 gera polêmica

Técnicos do IPT conhecem traçado da futura hidrovia em Santos (SP)

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário