Ciclistas ganham mais uma ciclovia para trafegar em Vitória

Trecho que liga Camburi à praça dos Namorados será inaugurada domingo. Prefeitura estuda implantação de outras ciclovias.

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1 ES  |  Postado em: 09 de dezembro de 2014

Usuária aprova nova ciclovia

Usuária aprova nova ciclovia

créditos: Edson Chagas/A Gazeta

 

Ciclistas ganharam, a partir do último domingo (7), um novo trecho para pedalar com segurança em Vitória. Uma ciclovia construída na Ponte de Camburi, com 650 metros de extensão, liga a orla à Praça dos Namorados. Com a novidade, será possível ir do Viaduto da Vale, em Camburi, até a Enseada do Suá, passando somente por vias destinadas aos ciclistas.

 

Segundo o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, embora seja um trecho de menos de um quilômetro, o novo espaço de ciclovia na Ponte de Camburi foi uma obra complexa porque a estrutura de aço da ponte teve que ser alargada, além da mudança no cabeamento, construção de muro de arrimo, instalação de um corrimão e implantação de novas luminárias e postes na região.

 

A ciclovia

Liga a Praia de Camburi à Praça dos Namorados, em um trecho de 650 metros. O trajeto tem uma calçada com 1,30 metro de largura, uma ciclovia de 2,50 metros e um canteiro com 80 centímetros.

 

Obra

A obra contemplou a construção de um muro de arrimo para ampliar a largura do calçadão da ponte de Camburi e a instalação de um guarda-corpo externo. Foram instalados 49 postes novos, de alturas variáveis entre 4, 6 e 9 metros, nas calçadas e no canteiro central. As lâmpadas novas têm maior luminosidade.

 

Novidades

O prefeito ressaltou que outras ciclovias serão implantadas na capital em 2015, entre elas a do cais do Porto, que vai ligar o Centro da Capital ao Tancredão, na Ilha do Príncipe. Ela deve ser inaugurada em janeiro de 2015.

 

Segundo o prefeito, com ela concluída será possível o trajeto do Viaduto Vale ao Tancredão, passando unicamente por ciclovias, ciclofaixas e calçadas compartilhadas, como na Beira-Mar.

 

Também será implantada em janeiro de 2015 uma ciclovia na Avenida Munir Hilal, em Jardim Camburi, que vai até o Bairro de Fátima, na Serra.

 

Estudo para ciclofaixa aos sábados

O prefeito também adiantou que está em fase final um estudo para a implantação de ciclofaixa aos sábados, das 7h às 15h, durante o mês de janeiro de 2015. Assim, o modelo, que já funciona aos domingos na capital, quando a faixa à direita da pista é reservada para ciclistas, pode ser adotado permanentemente aos sábados, conforme o resultado.

 

Mais ciclovias

Jardim Camburi

Vai ligar a Avenida Munir Hilal até o Bairro de Fátima, na Serra passando por dentro de Jardim Camburi, pela rua do Colégio Salesiano. Deve ser inaugurada no começo de 2015.

 

Centro de Vitória

A ciclovia vai passar pelos galpões do Porto começando próximo ao ponto dos catraieiros e indo até depois da Ilha do Princípe, próximo ao Parque Municipal do Tancredão. Também deve ser implantada a partir de janeiro de 2015.

 

Leia também:


Mobilidade urbana em Vitória: obras ficam no papel

No Dia do Ciclista, intervenção urbana chama atenção para ciclovia em Vitória

Grupo testa ocupação de carros, ônibus e bicicletas em rua de Vitória


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário