Ônibus do DF devem ganhar suporte para bicicleta

Projeto de lei prevê instalação de racks para ao menos três bikes

Notícias
 

Fonte: Catraca Livre  |  Autor: Gabriela Rassy  |  Postado em: 14 de janeiro de 2015

O projeto já existe em cidades como Austrália

O projeto já existe em cidades como Austrália

créditos: bikebus-canberra-australia

 

Ciclistas de Brasília estão a um passo de ganhar uma novidade para facilitar sua locomoção. Aprovado no final de dezembro, o projeto de lei n° 1.260/12, do deputado Robério Negreiros (PMDB), prevê a instalação de racks para bicicletas nos ônibus do Distrito Federal.

 

O projeto determina que cada suporte deve ser colocado na parte dianteira ou traseira externa dos veículos e ter capacidade para abrigar pelo menos três bicicletas e ter travas controladas pelo motorista.

 

Para ser aprovado, falta apenas a sanção do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que não tem data limite para ser feita, mas que, segundo a assessoria jurídica do deputado, não deve passar de fevereiro.

 

Após sancionada a lei, as empresas de ônibus terão um prazo ainda não estipulado para realizar as mudanças. O custo da instalação dos racks será de responsabilidade das empresas, que podem ou não repassar o custo para o usuário, já que a proposta não determina que novo serviço deve ser gratuito.

 

No Brasil, a lei já foi aprovada no Recife. As bikes também ganharam espaço nos transportes públicos de São Paulo, ainda em fase de teste, em Florianópolis, desde 2013, Salvador, com aceso nas embarcações e no Elevador Lacerda Franco, e em Belo Horizonte, aos sábados, domingos e feriados.

 

Leia também:

Mais de 50% dos acidentes ocorrem perto de pontos de ônibus em Brasília 

Lei que exige bicicletários em locais públicos em Brasília não é cumprida 

Brasília é exemplo. Já em SP, campanha de trânsito não continuou 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário