Prefeitura de Salvador responde sobre calçadas

Em nota, a Secretaria Municipal de Urbanismo comenta a matéria do Mobilize sobre a situação das calçadas da capital baiana

Notícias
Fotos
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Yuriê César / Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de janeiro de 2015

Ausência de calçada em Salvador

Ausência de calçada em Salvador

créditos: Marcos de Sousa / Mobilize

 

Após a publicação da matéria Pedestres ainda tropeçam nas calçadas de Salvador, a Sucom (Secretaria Municipal de Urbanismo) enviou nota com informações e esclarecimentos sobre o programa “Eu curto meu passeio”, que pretende renovar as calçadas da capital baiana. O texto faz também referência a outros projetos em desenvolvimento pela municipalidade para melhorar a qualidade do equipamento urbano destinado a pedestres.

 

 

 

Leia o texto da Sucom:

 

"Em relação ao texto 'Pedestres ainda tropeçam nas calçadas de Salvador', publicado no site Mobilize, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) informa que, desde janeiro de 2014, criou o programa 'Eu Curto o Meu Passeio' para melhorar as condições das calçadas na cidade, promover a acessibilidade e facilitar a mobilidade dos transeuntes. A meta do programa é requalificar 120 km até 2016.

 

Desse total, 70 km já foram requalificados, em locais como Barra, Pituba, Itaigara, Avenida Suburbana, Bom Juá e Politeama, dentre outros. Algumas regiões da cidade, contudo, ainda serão beneficiadas pela melhoria das condições de mobilidade, visto que ainda faltam 50 km para a meta do projeto ser atingida. O “Eu Curto o Meu Passeio” conta com a parceria da Casa Civil, da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e Secretaria Municipal de Manutenção (Seman).

 

Sobre a região da Avenida Antonio Carlos Magalhães (ACM), entre o Terminal Rodoviário e o Parque da Cidade, cujas calçadas o texto aponta como de 'má qualidade na execução', a Secretaria Municipal de Urbanismo informara que enviará uma equipe de fiscalização para realizar uma vistoria. Caso seja necessário, serão tomadas as medidas cabíveis para garantir a qualidade das áreas que já passaram pelas intervenções do programa.

 

Já a Avenida Sete, citada no texto como um local com passeios degradados, está inclusa em um novo projeto da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), o “Território Empreendedor”, cujo objetivo é revitalizar o Centro. Esse projeto conta com a participação de diversos órgãos, e, além de incentivar o empreendedorismo na região, dentre outros pontos importantes, requalificará toda a calçada local, com foco na mobilidade urbana e acessibilidade.

 

A Sucom é responsável pela requalificação das calçadas, mas é importante ressaltar que a construção, como foi apontada a necessidade de criação de passeios na Avenida Contorno, é de responsabilidade da Seman. para saber mais sobre os planos para aquela avenida. Já a implantação de faixas para pedestres e sinaleiras, fica a cargo da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador). 

 

É importante informar que a Prefeitura Municipal de Salvador, além dos projetos “Eu Curto Meu Passeio” e “Território Empreendedor”, conta ainda com o Plano Salvador 500, cuja finalidade é fazer o planejamento da capital baiana a longo prazo. Lançado no ano passado, o Salvador 500 já teve a sua primeira rodada de discussão sobre o planejamento da cidade, com a realização de audiência pública para aprovação do Plano e oficinas em vários bairros."

 

Veja a galeria de fotos das calçadas de Salvador

 

Leia também:

Pedestres ainda tropeçam nas calçadas de Salvador

Moradores de Barueri (SP) projetam calçadas acessíveis

Salvador recuperou 70km de calçadas dos 120 prometidos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Paulo Sampaio - 16 de Outubro de 2016 às 22:22 Positivo 1 Negativo 0

Já fiz reclamação na Prefeitura via Salvador atende e nada. Estacionamento da Embasa que funciona de forma irregular em Alphaville I não tem passeio. Mato e buracos forçam os pedestres a andar na rua. Precisamos de passeio! É um direito do pedestre.

Silvano Martins de Oliveira - 16 de Abril de 2016 às 20:54 Positivo 0 Negativo 1

Boa noite eu solicito por favor informações sobre construção de passeio, distância recomendado

Clique aqui e deixe seu comentário