Deficientes visuais têm dificuldade de acesso em novos ônibus de Salvador

Reclamações são relativas aos 300 novos ônibus entregues pela prefeitura em dezembro de 2014

Notícias
 

Fonte: Tribuna da Bahia  |  Autor: Ana Luiza Bélico  |  Postado em: 21 de janeiro de 2015

Ônibus novos, problema antigo

Ônibus novos, problema antigo

créditos: Francisco Galvão

 

Nos novos ônibus de Salvador, o que tem motivado mais queixas dos usuários é o espaço preferencial nos ônibus. Para quem ainda não andou em nenhum desses veículos ou não sabe quais as mudanças feitas, a chance de se confundir é grande: a entrada do ônibus é feita pela porta dianteira, sendo que a catraca fica depois dos três assentos preferenciais reservados para idosos, mulheres grávidas, crianças de colo, deficientes físicos e obesos.

 

A prefeitura baixou o decreto nº 25.782, que autoriza o acesso dos idosos através da catraca do coletivo, mas este decreto não resolve todos os problemas das pessoas que utilizam os assentos preferenciais. O presidente da Associação Baiana de Cegos, Everaldo Nunes, chama a atenção para a impedimento da entrada de deficientes visuais nos novos modelos de ônibus que estão circulando na cidade.

 

Como o transporte possui apenas três cadeiras preferenciais, quando o deficiente visual dá o sinal para o ônibus, segundo relatado por Nunes, se estes três lugares estiverem ocupados o motorista do ônibus passa direto do ponto; ou se o ônibus parar no ponto, o motorista não abre a porta; e também foram relatados casos em que o motorista diz que a entrada não está autorizada pela prefeitura quando as cadeiras estão cheias. O SETPS, em conversa com a redação da Tribuna da Bahia Online, informou que ainda não responde pelas novas empresas.

 

No final do mês, o restante da frota de ônibus será entregue às ruas de Salvador, serão 700 veículos no total com as mesmas características de limitados assentos preferenciais. Até o dia 30 de junho, os cobradores devem liberar a passagem do idoso, mas depois desta data será necessário possuir o Cartão do Idoso, que dará acesso a parte trazeira do veículo. Quem não realizar o cadastro até esta data, só terá acesso aos três assentos preferenciais.

 

Assim, o presidente da associação, Everaldo Nunes, em defesa dos deficientes visuais que precisam utilizar transporte público quer um retorno da prefeitura e da Secretaria de Urbanismo e Transporte de Salvador para saber se os deficientes visuais também terão acesso aos assentos preferenciais em número suficiente para atender essa parcela da sociedade que não se enquadra como idoso.

 

Até o momento do fechamento desta matéria, a Secretaria de Urbanismo e Transporte de Salvador não se pronunciou sobre o assunto.

 

Leia também:

Prefeitura de Salvador responde sobre calçadas

Governador da Bahia discute VLT de Salvador em reunião no Ministério das Cidades

Em Salvador, adesivos com frase 'estacionei em uma ciclofaixa' são distribuídos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário