Caju Bike completa um ano com mais de 88 mil viagens

Rede de bikes públicas de Aracaju, com estações conectadas a uma central por wireless, comemora sucesso do programa com novas estações em breve e nenhum furto até agora

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Fonte: Prefeitura de Aracaju/ Secom  |  Autor: Prefeitura de Aracaju/ Mobilize (edição)  |  Postado em: 01 de abril de 2015

Em um ano foram mais de 88 mil viagens

Em um ano foram mais de 88 mil viagens

créditos: Ana Lícia Menezes

 

Há um ano era inaugurado o projeto Caju Bike, sistema de compartilhamento de bicicletas com estações distribuídas por vários bairros da cidade e que, de 30 de março de 2014 até agora já contabilizou mais de 88 mil viagens realizadas. A proposta faz parte das ações de melhoria da mobilidade urbana na capital sergipana.

 

Projeto de sustentabilidade desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju em parceria com a NET e a empresa Serttel, o sistema Caju Bike é composto por estações inteligentes, conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia solar, distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Nestes pontos, os clientes cadastrados podem retirar uma bicicleta, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la em outra estação. O download do aplicativo pode ser feito no site do programa.

 

Com projeto baseado nos modelos de bicicletas de aluguel de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, o Caju Bike teve sua implantação facilitada graças às ciclovias existentes na cidade, o relevo plano e o clima litorâneo, atributos que tornaram possível o sucesso do empreendimento.

 

Caju Bike, 10 estações e 100 bicicletas. Foto: Ana Lícia Menezes

 

"Quando começamos a gestão do programa, logo vimos que o fator modal cicloviário é um divisor de águas quando se fala em melhoria de mobilidade urbana. Inicialmente a proposta era desenvolver um meio de locomoção que facilitasse a rápida chegada a um destino longe demais para se ir a pé, e perto para ir de carro. Entendemos que muitos trajetos poderiam ser feitos de bicicleta", explicou Flávio Vasconcelos, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), que acompanha o projeto desde a criação.

 

Ele lembra que o sistema começou com 10 estações e 100 bicicletas. Na época, completa Vasconcelos, Aracaju tinha 55 km de ciclovias, hoje já se ultrapassou os 65 km. "Por ser gerenciado, temos todos os dados das utilizações e destinos, o que facilita a nós traçar um perfil dos usuários e de como o Caju Bike está sendo realmente utilizado", comemora.  

 

Duas novas estações

Neste primeiro ano, o Caju Bike alcançou marcas importantes: nenhum furto de bicicletas; mais de 88 mil viagens realizadas, uma média de 42 viagens por dia e entre 15 e 18 viagens por hora, das 6h às 22h. 

 

"Em breve Aracaju receberá mais duas novas estações do Caju Bike. Hoje recebemos demandas de implantação do sistema em bairros com maior concentração populacional, e que são autossustentáveis, a exemplo do Conjunto Augusto Franco e do Siqueira Campos, porém para cada localidade se faz necessário desenvolver um projeto de distribuição de estações e que haja interligação entre elas", explica Flávio Vasconcelos.

 

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