"Bicing Elétrica" de Barcelona ajuda o ciclista nas partes altas da cidade

Nova alternativa de compartilhamento na cidade catalã vem para ampliar o programa Bicing de bicicletas públicas, a um custo adicional para o usuário de 17 euros/ano

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de abril de 2015

Barcelona adota sistema de aluguel de bikes elétri

Barcelona adota sistema de aluguel de bikes elétricas

créditos: Reprodução

 

A cidade de Barcelona lançou, há menos de um ano, o "Bicing Elétrica", serviço complementar ao já conhecido sistema de aluguel de bicicletas públicas da capital catalã,  o "Bicing", que funciona desde 2007. Pouco antes, em junho de 2014, Madri, na Espanha, também havia adotado a modalidade de bicicletas elétricas.

A experiência com o novo serviço é contada a seguir pelo jornalista brasileiro Rafael Duran, que há seis anos mora em Barcelona, usa diariamente as bikes compartilhadas. Leia o relato do jornalista em entrevista concedida ao Mobilize:

 

"Eu uso o Bicing (sistema de bicicletas compartilhadas) todos os dias aqui em Barcelona, seja pra ir/voltar do trabalho ou até sair à noite. E acho muito bom. No começo havia muitos problemas de bicicletas quebradas, falta de bicicletas na parte alta da cidade e excesso na parte baixa. Mas eles têm melhorado o sistema constantemente, e agora é muito mais raro que aconteça algum problema do tipo.

 

O custo é de cerca de EU 40,00 por ano (em reais, R$ 131,22 por ano) e a primeira meia hora é grátis. Quando você passa da primeira meia hora, podendo ficar até um máximo de 2 horas com a bicicleta, você paga mais EU 0,70 centavos por cada meia hora que usa. É bem justo e não acho caro. Para utlizar o serviço o usuário tem que fazer uma carteirinha e para isso ter um documento espanhol, então é um serviço que não funciona para turistas.

 

Recentemente eles lançaram a Bicing elétrica (Bicing Electric) que estou usando também. É mais eficiente para subidas, onde se exige maior esforço. O novo serviço tem um adicional de EU 17,00 por ano, e a cada vez que você usa a bicicleta, paga mais EU 0,45 centavos. Também considero justo já que as bicicletas são novas e caras. Em geral as bikes funcionam muito bem, tem 3 velocidades e sobem que parece uma moto! Ainda está em fase Beta, mas estou usando desde o começo e curtindo.

 

Na semana passada tomei uma multa de bicicleta, a primeira em seis anos. EU 100,00 por passar no sinal vermelho. Agora, como ficou mais massificado o uso da bicicleta, as ciclovias estão crescendo, e as fiscalizações também."

 

Leia também:

Uma bicicleta elétrica que não precisa recarregar a bateria 

Nos EUA, programa que compartilha bikes inclui pessoas de baixa renda 

Prefeitura vai mudar sistema de bikes públicas em SP 

Fortaleza e Barcelona fecham parceria para ações de mobilidade 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário