Ferrovia desativada será transformada em trem turístico no Rio de Janeiro

Antiga linha da Rede Ferroviária Federal, com 4,5 km, será a primeira a funcionar a partir de setembro como trem de turismo no estado fluminense

Notícias
 

Fonte: Agência CNT de Notícias  |  Autor: Natália Pianegonda  |  Postado em: 30 de abril de 2015

Linha desativada da será transformada em linha tur

Linha desativada vai virar linha turística no Rio

créditos: Sérgio Magalhães

 

Está em implantação, no centro-sul do Rio de Janeiro, a primeira linha de trem de turismo do estado fluminense. O projeto está em execução a partir da cidade de Miguel Pereira e prevê a recuperação de até 50 quilômetros da malha da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal), passando por mais três municípios, além de Miguel Pereira: Paty do Alferes, Vassouras e Paraíba do Sul. Inicialmente, 4,5 quilômetros devem ser revitalizados e a expectativa é que os turistas possam ser recebidos a partir de setembro desse ano. 

 

A expectativa é que esse seja mais um atrativo, somado às belezas naturais e riqueza histórica da região, que conserva a memória do Ciclo do Café (que foi de 1700 a 1810), atraindo adeptos do turismo ecológico e cultural.   

 

“O trem tem potencial para estimular o turismo na região, movimentar a economia e gerar empregos”, diz Paulo Henrique Nascimento, presidente da Oscip Amigos do Trem, entidade que está envolvida na iniciativa. 

 

A linha estava desativada há quase 20 anos. Para viabilizar a operação, é necessário remodelar a ferrovia da bitola de um metro para a de 1,60m. O custo estimado dos primeiros 15 quilômetros de extensão era de R$ 30 milhões. Mas o orçamento foi reduzido para R$ 2,5 milhões com o apoio do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que está destinando trilhos, equipamento de sinalização e vagões para o projeto. A iniciativa conta com apoio, ainda, da prefeitura de Miguel Pereira, da Inventariança da Rede Ferroviária Federal e de empresas privadas, que colaboram com a mão de obra e com o transporte do material.

 

Leia também:

Governo do RJ define até junho se ligação Niterói-São Gonçalo terá metrô ou BRT 

No Rio, concessionárias de metrô e trens são multadas por incidentes 

Planejamento da mobilidade urbana: a ficha agora caiu? 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário