Montreal, com 650 km de ciclovias, participa do dia de bike ao trabalho

No Canadá, o evento que incentiva uso da bicicleta é comemorado no próximo 25 de maio com atividades que duram até o final do mês

Notícias
 

Fonte: Agência Brasil EBC  |  Autor: Iara Falcão  |  Postado em: 08 de maio de 2015

Montreal tem 5 mil bikes compartilhadas por toda c

Montreal tem 5 mil bikes compartilhadas por toda cidade

créditos: Christinne Muschi/Reuters

 

O dia mundial de promoção da bicicleta como transporte para o trabalho deve ser comemorado no Canadá no próximo 25 de maio. Em Montreal, a jornada fará parte da programação do Festival Go Bike Montreal, com atividades de 24 a 31 deste mês. Para quem deseja ir para o trabalho de bicicleta, o evento trará um dia inteiro de explicações e orientações sobre como se comportar no trânsito quando se está sobre duas rodas.

 

Montréal - A assistente social Anne Sophie Ameye, 41 anos, percorre 12 quilômetros (km) diariamente em trajetos que incluem a ida ao trabalho e levar os filhos para a escolaAnne pedala 12 km para ir trabalhar e levar os filhos à escola. Foto: Iara Falcão/Agência Brasil

 

Adepta da bicicleta como meio de transporte, a assistente social Anne Sophie Ameye, de 41 anos, percorre 12 km diariamente em trajetos que incluem a ida ao trabalho, levar os filhos para a escola e voltar para casa. “Eu adoro isso! Acho ótimo, simpático e dinâmico. Montreal é bem organizada e as ciclovias são agradáveis. Dão aquela sensação de comunidade”, conta.

 

Ela diz que é seguro e, inclusive, já está incentivando os filhos de 5 e 7 anos a usarem o transporte. Eles vão e voltam da escola de bicicleta.  “Eles usam capacete e nós colocamos uma bandeira nas bicicletas para que eles sejam vistos. Eles vão na frente e eu, atrás, orientando. Até agora, tudo está indo bem.”

 

Cidade amiga da bicicleta

Montreal está classificada no 11º lugar no ranking Copenhagenize de 2013, que aponta os 20 centros urbanos mais amigáveis aos ciclistas dentre 150 escolhidos pela organização. A cidade tem 650 km de ciclovias que, ligadas à rede de transporte público – como ônibus, metrô e trens – permitem ao usuário se deslocar rapidamente de um ponto a outro, sem ter que recorrer a um carro. Os ciclistas ainda têm à disposição um mapa que é distribuído gratuitamente em lojas de artigos esportivos, bibliotecas e centros comunitários que orienta sobre as melhores rotas. O mapa também pode ser baixado pela internet.

 

A cidade conta ainda com um sistema integrado de aluguel de bicicletas chamado Bixi, instalado em 2009. O sistema conta com mais de 5 mil bicicletas espalhadas por toda a cidade. O usuário pode alugar uma bixi – geralmente perto de estações de metrô, bibliotecas e parques – e só paga pelo tempo que usar a bicicleta. A devolução pode ser feita em qualquer estação do sistema.

 

Montréal - Instalado em 2009, o sistema conhecido como Bixi tem 5 mil bicicletas espalhadas por toda a cidade

Sistema bixi: 5 mil bicicletas pela cidade. Foto: Iara Falcão/Agência Brasil

 

Segundo dados da prefeitura de Montreal, em 2010, 52% dos adultos entre 18 e 74 anos (731 mil pessoas) andavam de bicicleta. Trinta e seis por cento deles utilizavam o veículo pelo menos uma vez por semana. Entre os jovens de 6 a 17 anos, as estatísticas também mostram o gosto pela magrela - 82% se dizem adeptos do pedalar sobre duas rodas.

 

A temporada das bicicletas em Montreal vai de abril a novembro. Com a chegada da primavera e o degelo, os montrealenses tiram suas bicicletas dos depósitos onde ficam guardadas durante o inverno. Andar de “vélo” (lê-se velô), como é chamada a bicicleta na cidade, já faz parte da cultura local.

 

Leia também:

Em BH, campanha De Bike ao Trabalho ganha reforço da empresa de trânsito 

Guia para projetos de design de acessibilidade da cidade de Ottawa, no Canadá 

Bike Anjo promove café da manhã para ciclistas em SP 

Rio prepara ações para o dia de ir de bicicleta ao trabalho


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário