"Bikes vs Cars" estreia no Brasil em junho

Documentário cicloativista foi financiando por colaborações do mundo inteiro, inclusive do Brasil. São Paulo é uma das cidades abordadas pelo filme

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 11 de maio de 2015

Cenas da abertura do "Bikes vs Cars"

créditos: Reprodução WG Films

 

Filmado em várias cidades do mundo - inclusive São Paulo -, o filme Bikes vs. Carros (Bikes vs. Cars) do diretor Fredrik Gerrten estreia no Brasil em junho próximo, com exibição prevista para oito cidades do país. 

 

Gerrten é um entusiasta do uso da bicicleta nas cidades, exatamente como um antídoto para as doenças urbanas provocadas pelo uso intensivo e irracional do automóvel nas áreas urbanas. Para fazer o filme o produtor dinamarquês evitou o financiamento com apoio de grupos econômicos e preferiu viabilizar a empreitada com o recurso de colaboradores de todo o mundo, por meio da plataforma KickStarter. "Eu preferi essa opção para não ficar dependendo de grandes conglomerados financeiros - que também têm seus interesses particulares - e ter a possibilidade de fazer um filme completamente independente.", disse Fredrik Gerrten numa entrevista ao Mobilize, em 2013.

 

O documentário abre com cenas da cidade de São Paulo e tem vários brasileiros que vivem na capital paulista entre os protagonistas. Mas por que São Paulo?, perguntamos naquela entrevista: "São Paulo é uma cidade que revela com exuberância os problemas provocados pelo carro e as dificuldades para quem quer deslocar-se por suas ruas. Ela também mostra como os ciclistas e pedestres ficam marginalizados e, sobretudo, como o tráfego intenso prejudica o ambiente urbano, o ar, a vegetação, as águas da metrópole", disse Gerrten na conversa via skype.

 

Estreia no Brasil
A pré-estreia nacional acontece no dia 13 de junho no palco externo do Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. O filme entra em circuito comercial no dia 18 de junho no Rio e em São Paulo e, na semana seguinte, em outras cidades brasileiras.

Para saber mais acesse o site www.bikes-vs-cars.com ou, veja os detalhes no site da distribuidora Maria Farinha Filmes http://mff.com.br



Leia também:
Novo trailer do documentário Bike vs Cars é lançado 
Montreal, com 650 km de ciclovias, participa do dia de bike ao trabalho
Paris pretende se tornar a nova capital mundial do ciclismo urbano
Google Maps mostra ciclovias em diversas cidades brasileiras


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário