"Dia de Correr ao Trabalho" terá debate gratuito em SP

Mobilize participa de debate no "Dia de Correr ao Trabalho". Evento no dia 19/6 terá discussões sobre deslocamento ativo, mobilidade a pé, qualidade das calçadas...

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil e Corridaamiga  |  Autor: Du Dias  |  Postado em: 08 de junho de 2015

Evento discute o transporte ativo nas cidades

Evento discute o transporte ativo nas cidades

créditos: Corridaamiga

 

No próximo dia 19 de junho será celebrado o dia de “Correr ao Trabalho”, quando a Corridaamiga promove um debate sobre o transporte ativo e a cidade, a se realizar no Aro 27 Bike Café, no bairro de Pinheiros em São Paulo. Além da Corridaamiga e do Mobilize Brasil, participarão também as organizações Cidade Ativa e Desbravadores de Sampa.  

 

Inspirada no Run2Work Day de Londres, a data visa não apenas fortalecer a corrida urbana como forma de deslocamento nas cidades, mas também chamar a atenção para as melhorias necessárias para todos aqueles que se deslocam a pé. "Ao utilizar o transporte ativo as pessoas começam a descobrir sua cidade, a ver como as calçadas estão esburacadas e cheias de obstáculos, além da iluminação que é muito ruim. Elas começam a descobrir locais em que a rua foi alargada e não deixou um espaço decente para o pedestre, e então passam a demandar uma cidade mais amigável, a favor das pessoas, e não das máquinas”, explica Silvia Stuchi Cruz, uma das fundadoras da Corridaamiga.

 

Na data o Mobilize Brasil estará representado pelos jornalistas Marcos de Sousa e Du Dias, que falarão sobre as campanhas Calçadas do Brasil e Sinalize, realizadas pelo Mobilize em 2012 e 2014 respectivamente. Ambas campanhas foram pioneiras na avaliação das condições das calçadas e da sinalização para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo nos municípios brasileiros.

 

O Cidade Ativa, por sua vez, irá participar do evento fortalecendo o conceito de active design (ou design ativo em português) nas cidades brasileiras, vislumbrando oportunidades de transformações no ambiente que incentivem um estilo de vida mais ativo para os cidadãos, proporcionando conseqüentemente maior qualidade de vida.

 

Já os Desbravadores de Sampa destacam a corrida como ferramenta para aproximar pessoas, conhecer detalhes da cidade, levantar problemas, quebrar preconceitos e, principalmente, ocupar o espaço público. Juntos os debatedores devem traçar um panorama das ações realizadas por cada entidade e como o transporte ativo vem ganhando destaque e pode gerar transformações no espaço urbano. 

 

Sobre o evento:

Quando: dia 19 de junho às 19hs

Onde: Aro 27 Bike Café - Rua Eugênio de Medeiros, 445, Pinheiros - SP

Quanto: gratuito e aberto ao público

 

Leia também:

Dia de #CorrerAoTrabalho 
Corredores desbravam São Paulo guiados por obras de Oscar Niemeyer 
Calçada Cilada: 41 prefeituras recebem as denúncias; duas já deram retorno 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário