Ciclistas pedem ações de educação no trânsito durante audiência, no AM

Propostas devem compor documento que será entregue a parlamentares. Reunião pública, na noite desta segunda-feira (8), durou três horas

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Jamile Alves  |  Postado em: 09 de junho de 2015

Reunião com mais de 100 cilcistas para discutir o

Reunião com mais de 100 cilcistas para discutir o PlanMob

créditos: Jamile Alves

 

Cerca de 100 ciclistas participaram de uma audiência pública para debater sobre o Plano de Mobilidade para Manaus (PlanMob), na noite desta segunda-feira (8). A reunião ocorreu na Vila Olímpica, na Zona Centro-Oeste, e durou três horas. Entre críticas e sugestões, os adeptos do uso de bicicletas solicitaram dos representantes de órgãos presentes a realização de campanhas de conscientização mais efetivas junto aos motoristas e pedestres.

 

A audiência começou 19h e teve fim às 22h. Durante esse tempo, os ciclistas ponderaram dificuldades sofridas nas vias da capital e apontaram sugestões para resolver os principais problemas enfrentados por eles. A falta de continuidade das ciclovias e ciclofaixas com origens e destinos específicos, a pouca quantidade de rotas para ciclistas, foram alguns dos temas abordados durante a audiência. Entretanto, a insegurança no trânsito foi a principal pauta da discussão. A morte de um ciclista de 61 anos, que foi atropelado por um ônibus na Avenida Djalma Batista, no dia 21 de maio, foi lembrada em diversos momentos da audiência.

 

Para solucionar a questão, a ciclista Fátima Santágata, 51, enfatizou que é necessário pensar em usar as ruas e avenidas de maneira democrática. "Quem pedala em Manaus corre risco de vida. Nós não temos um sistema cicloviário. Nós temos que buscar é uma divisão democrática do espaço que nós temos. Isso exige que as próximas vias, avenidas e pontes considerem o espaço para a bike, porque ela faz parte da vida do caboclo como elemento  cultural", disse ao G1.

 

Planejamento

O PlanMob deve contemplar ações que serão realizadas pelos próximos 25 anos. Até lá, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) garantiu que deverá realizar campanhas intensas para melhorar o convívio entre ciclistas e motoristas, conforme o diretor do órgão, Paulo Henrique.

 

"A gente percebe que todo o processo de convivência no trânsito, do ônibus, com o carro, com a moto, com a bicicleta, precisa ser repensada pelo ponto de vista da educação. Essa relação precisa existir porque a via é para todos, ela precisa ser compartilhada e isso só  se dará de forma segura quando todos estiverem cientes do seu papel. Foi uma conversa muito boa e saímos daqui com ideias novas para o plano", ressaltou o diretor.

 

Entre as pautas do PlanMob voltadas aos ciclistas está o desenvolvimento de uma rede cicloviária alimentadora dos terminais de integração, bem como a implantação de um circuito turístico, conectando pontos de interesse e principais locais públucos de Manaus. A instalações de bicicletários e paraciclos na cidade também fazem parte do programa.

 

Audiências

Nesta segunda-feira (8), duas audiências públicas para discutir a mobilidade urbana foram realizadas, na Zona Leste e Centro-Oeste de Manaus. Ao todo, nove audiências devem ocorrer no mês de junho, a fim de concluir o PlanMob.

 

Na terça-feira (9), moradores da Zona Centro-Oeste poderão participar da audiência que será realizada no auditório do Colégio La Salle, na Avenida Dom Pedro, das 14h às 18h. Na quarta-feira (10), será realizada a audiência pública com moradores da Zona Oeste, no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, situado na Avenida Brasil, número 1.135, bairro  Santo Antônio, no horário das 14h às 18h.

 

Os debates são coordenados pelo diretor presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Paulo Henrique Martins; pelo superintendente municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, e pelo superintendente da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Orlando Holanda.

 

Após a realização das reuniões, o documento com as propostas apresentadas pelo público vai passar por uma revisão para adequação do texto final. A previsão é de que o Plano de Mobilidade seja enviado à Câmara Municipal para votação no dia 7 de julho.

 

Leia também:

Ciclistas em Manaus debatem hoje (8) mobilidade urbana 

Araguaína (TO) ganha ciclofaixas; ciclistas e população comemoram

Ciclovias e ciclofaixas em Manaus: obstáculos e falta de sinalização e manutenção


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário