CET aponta para a viabilidade do fechamento do Minhocão, em SP

A desativação do Elevado Costa e Silva (Minhocão) está prevista no mais recente Plano Diretor de São Paulo, mas continua gerando polêmica

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Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Renato Lobo  |  Postado em: 09 de junho de 2015

Trânsito no minhocão gera impasse na proposta de d

Trânsito no Minhocão cria impasse na proposta de desativação

créditos: Julia Chequer/R7

 

A demolição de um dos mais polêmicos projetos de mobilidade urbana acaba de ganhar aval da empresa que faz a engenharia de tráfego na maior capital brasileira. Não, não se trata das ciclovias, e sim do Elevado Costa e Silva, vulgo Minhocão, na área central de São Paulo. Na verdade a polêmica que envolve as ciclovias hoje, amanhã será transferida ao extenso viaduto que corta os bairros do Centro e Santa Cecília.

 

Como informa a coluna do jornalista Leão Serva, da Folha de S. Paulo, o estudo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) dá conta de que "a demolição do Elevado Costa e Silva é possível, mas implicará adequação do sistema viário existente”.

 

O órgão municipal alerta que mudanças em vias paralelas deverão ser feitas para absorver o fluxo intenso de automóveis: um dos cenários é a construção de uma avenida no lugar da via férrea por onde passam hoje as linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, além dos trens cargueiros. Para tanto, a ferrovia deveria ser enterrada entre as estações Lapa e Brás. O outro cenário, mais realista, enxerga na absorção do fluxo do Minhocão às vias existentes.

 

A desativação do elevado está prevista no mais recente Plano Diretor da cidade, que traça os rumos do crescimento da capital por 16 anos.

 

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