Em Porto Velho (RO), novas audiências vão debater Plano de Mobilidade

Procedimento atende às recomendações do Ministério Público Estadual. A primeira consulta pública aconteceu no dia 15 de junho

Notícias
 

Fonte: News Rondônia  |  Autor: News Rondônia  |  Postado em: 23 de junho de 2015

PlanMob é cobrança do Ministério Público Estadual

PlanMob é cobrança do Ministério Público Estadual

créditos: News Rondônia

 

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da secretaria municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), realiza novas consultas públicas (audiências) sobre o Plano de Mobilidade Urbana da capital. Desta vez, a consulta popular será no sábado, dia 4 de julho, às 9h30, no auditório do Colégio Tiradentes, situado na Avenida Rio Madeira com Imigrantes. O procedimento atende às recomendações do Ministério Público Estadual (MP/RO). A primeira consulta aconteceu no dia 15 de junho.

 

O coordenador municipal de Tráfego, Francisco Ernesto Coutinho Ciarini, esclareceu que todo município brasileiro, para obter recursos do governo federal, precisará elaborar e aprovar seu Plano de Mobilidade Urbana, segundo lei de 2012. “O município elaborou e agora estamos fazendo as consultas públicas. Depois, esse Plano vai em forma de lei para Câmara dos Vereadores, que avalia e aprova ou não. Estamos fazendo as consultas mostrando as propostas de mobilidade para o município. Queremos que toda a população participe dessas consultas. Os portovelhenses vão ouvir a palestra que explica sobre a mobilidade urbana, as propostas para a melhoraria do transporte coletivo e a implantação de ciclovias. E vai dar sugestões”, afirma Ciarini.

 

A mobilidade urbana é a capacidade de realizar o deslocamento dentro do meio urbano, como ir ao mercado, para o trabalho, deixar os filhos na escola entre outras ações cotidianas. Quando o município cresce aumenta a demanda de emprego, crescem o número de escolas, mercados, hospitais. O desenvolvimento traz a necessidade de realizar o deslocamento dentro de um mesmo trajeto. A facilidade hoje do cidadão em obter um veículo faz com que ocorra o aumento da frota.

 

É o caso de Porto Velho. “Nós saímos de sessenta mil veículos para cento e oitenta mil em quatro anos. E, atualmente, a frota é de cerca de duzentos e trinta mil veículos. O Plano de Mobilidade tem como objetivo preparar o perímetro urbano para ajudar o motorista, pedestre, ciclista, entre outros envolvidos a trafegar de forma mais tranquila. Ele é baseado na sustentabilidade, pois se continuarmos a encher as vias de carros vai acontecer mais poluição e devemos combater isso. Queremos diminuir a polição, o acidente e demanda por estacionamento”, agrega Ciarini.

 

O Plano de Mobilidade deve priorizar o uso de veículos não motorizados como bicicleta e o deslocamento a pé. Ciarini explicou que, nesse caso, em primeiro lugar deve vir o pedestre, em segundo lugar o transporte coletivo (ônibus -que leva cerca de oitenta pessoas). Comentou ainda que para uma pessoa que se desloca de moto a poluição é 16 vezes maior do que em um coletivo. E de carro é 9,6 vezes maior.

 

Também a acessibilidade será tratada dentro do Plano de Mobilidade Urbana, explicou: “É preciso ter o acesso ao serviço de mobilidade na cidade para toda a cidade. Por exemplo, o acesso de ciclovias. Posso tê-las na cidade, mas no meu bairro não tem. É preciso que exista uma malha ligando toda a cidade. A acessibilidade vale também para as rampas de acesso para cadeirantes, piso podotátil para deficientes visuais, bem como, o transporte coletivo proporcionar esse direito”.

 

Leia também:

Porto Velho: faltam faixas de pedestres e a sinalização é ruim

Salvador atrasa Plano de Mobilidade e pode ficar sem recursos

Só 5% das cidades do país dizem ter plano de mobilidade


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário