Prefeitura de Fortaleza lança aplicativo de ônibus

O utilitário será disponibilizado esse mês para a população em versão piloto. A proposta é que o cidadão planeje o seu deslocamento e não perca tempo

Notícias
 

Fonte: O Povo  |  Autor: Carol Kossling  |  Postado em: 10 de julho de 2015

Aplicativo indicará horário dos ônibus

Aplicativo indicará horário dos ônibus

créditos: Mauri Melo

 

Até o fim do mês, a Prefeitura de Fortaleza lança um aplicativo que tem o objetivo de dar condições ao usuário de planejar melhor o deslocamento por transporte público e proporcionar uma maior previsibilidade no tempo de espera. A iniciativa faz parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), capitaneado pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) em parceria com a Empresa de Transporte urbano de Fortaleza (Etufor) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

 

Segundo Luiz Alberto Sabóia, secretário executivo de conservação e serviços públicos e coordenador do Paitt, o aplicativo será disponibilizado para os sistemas iOS e Android. O cidadão informa sua localização e o sistema disponibilizará as paradas mais próximas e a previsão de tempo de espera dos ônibus. As informações serão alimentadas pela Etufor via sistema de GPS dos veículos da frota da cidade e funcionará com o uso de internet nos celulares.

 

Para o professor do departamento de computação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Lincoln Souza Rocha, a ferramenta ajudará bastante principalmente quando se tem um transito caótico. “Isso é interessante, pois a Prefeitura vai identificar os locais de gargalos e onde é necessário disponibilizar mais ônibus”.

 

Para ser eficaz Lincoln avalia a necessidade da plataforma ser desenvolvida em sistemas que alcance principalmente o público B e C. Uma outra característica que poderia agregar ao produto é o usuário conseguir avaliar e comentar serviço prestado. Glaudiney Mendonça, vice-coordenador do curso de sistemas e mídias digitais da UFC, avalia que a grande vantagem é ter o acesso a informação de forma mais rápida pois todos têm um celular no bolso. “Com a utilização do GPS o usuário tem a qualidade de informação melhor, o que auxilia na tomada de decisão”.

 

Paitt

Essa ação soma-se a outras iniciativas do Pait para atrair a população para utilização do transporte público para minimizar os efeitos de gás carbônico (CO2) lançados na atmosfera. Segundo Sabóia, aproximadamente 80% das pessoas que utilizam carros particulares usam o meio de transporte para o trajeto casa-trabalho-casa ou casa-escola-casa. “Esse transporte rotineiro pode e deve ser feito por transporte público ou modal cicloviário”, explica.

 

Serviço

Para saber horários e tinerários de ônibus
Onde: http://bit.ly/1ChVL9d

 

Leia também:

Ciclovida pede apoio para realização do Mês da Mobilidade

Andar a pé: o jeito mais simples (e talvez disruptivo) de andar

União de Ciclistas do Brasil lança o Ranking das Administrações Municipais Cicloamigas

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário