Passageiros reclamam de trajeto longo e demora dos ônibus 24h de Salvador

Usuários afirmam que aumento do número de bairros contribui com espera

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1 BA  |  Postado em: 13 de julho de 2015

Passageiros reclamam de trajeto longo e demora

Passageiros reclamam de trajeto longo e demora

créditos: Correio 24h

 

No primeiro final de semana com os ônibus circulando 24 horas pelas ruas de Salvador, passageiros reclamaram do serviço e motoristas da falta de segurança. São quinze linhas operando da 0h às 4h. Quem costuma usar o transporte coletivo nesse horário disse que as novas linhas têm trajetos muito longos e, com isso, demoram mais tempo para chegar em casa.

 

“A gente está passando o maior sufoco. A gente pega esse ônibus e a gente passa três, quatro horas para chegar em casa porque é muito longo. Ele roda Salvador inteira", disse a cozinheira Alexandra dos Santos. “Tinha que manter as linhas que tinham antes e colocar esses carros a noite toda”, disse outro usuário.

 

Em todo o final de semana, cerca de duas mil pessoas utilizaram as linhas que passaram a circular 24h, segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Mota. “Ainda é muito pequena, muito insignificante, comparado a 1,3 milhão de pessoas que são transportadas em Salvador diariamente pelo sistema de transporte público da cidade através dos ônibus”, afirma o secretário.

 

Para o supervisor de operações de uma empresa de transporte coletivo, Elias Araújo, não há demanda para colocar um ônibus para cada bairro. “Com essa mudança, está abrangendo muitos bairros. Não tem condições de fazer um ônibus indo para cada bairro específico porque não tem essa demanda toda durante a madrugada”,  afirma. “Não temos nenhum tipo de segurança, além do fato de que entramos em bairros totalmente violentos, perigosos”, alerta o motorista Geraldo de Souza.

 

Monitoramento

O centro de controle de operação no bairro de Amaralina monitora o trânsito dos ônibus em circulação durante a madrugada. Cerca de 60 ônibus rodam nessa primeira etapa da rede, que pode ser ampliada de acordo com a procura de passageiros. Para Fábio Mota, o balanço do primeiro final de semana foi positivo. “Evidentemente estamos com pouca demanda. Estamos iniciando esse trabalho. Foi muito tempo que as pessoas esperaram por esse trabalho. Esperamos que com a divulgação da operação Corujão 24h, essa demanda venha a aumentar nos próximos dias, mas nos dá um balanço muito positivo", afirma Mota.

 

Segundo ele, não houve nenhuma ocorrência de segurança ou problema de interrupção de linha. "Nós aqui nesse centro de controle nós conseguimos monitorar todas as linhas, não só as linhas do corujão, mas todas as linhas da cidade, 24h, e isso permite que a gente faça a fiscalização e uma gestão muito melhor do que no ano passado”, disse o secretário. Fábio Mota ainda relatou que a demora para utilizar o transporte, em média, está em 30 minutos de um ônibus para outro. “Assim que a demanda aumentar a gente aumenta a quantidade de ônibus e diminui esse intervalo de tempo", afirma.

 

Cinquenta e seis ônibus rodam no projeto corujão "24 horas". "Quando fizemos o projeto, foi no intuito de beneficiar a cidade como um todo. Esse projeto está em todos os bairros, em todas as principais vias da cidade de Salvador. A intenção é essa, cobrir a cidade toda dando uma ampla relação das pessoas e onde essas pessoas moram”. O secretário também revelou que o projeto é piloto e existe a possibilidade de expansão.

 

"Esse foi o primeiro final de semana do projeto. Agora nós vamos analisar os números, os dados, e evidentemente aumentar a quantidade de ônibus para diminuir o tempo de espera das pessoas nas estações. Com o balanço dos números do próximo mês, que é um mês iniciante, nós vamos fazer uma reavaliação do projeto no final do mês e vamos fazer correções, tomar algumas medidas para melhorar o sistema e para que possa ser um sistema muito mais eficaz do que já é hoje", concluiu.

 

Segurança

Para o capitão da Polícia Militar, Bruno Ramos, três medidas imediatas foram adotadas para aumentar a segurança dos ônibus durante a madrugada. “Primeiro, reforçamos o policiamento na Estação da Lapa; depois aumentamos a visibilidade com as viaturas que ficam nos corredores de tráfego; e, por último, aumentamos o efetivo de emprego do Grupo Especializado em Repressão a Roubos de Coletivos", revela.

 

Segundo ele, essas três estratégias visam minimizar o risco dos passageiros e dos rodoviários durante a noite. "Nós temos um resultado positivo já neste final de semana com zero ocorrências durante as três madrugadas. O policiamento é feito através de radiopatrulhamento. As viaturas que estão na cidade durante toda a madrugada e também com policiais a pé nas estações de transbordo. Tivemos ocorrências diariamente de roubo durante o dia e à noite, mas nenhuma na operação corujão", afirma.

 

Leia também:

Ônibus 24h circulam desde sábado (11) em Salvador 

Dublin se prepara para tirar os carros do centro 

Obra de BRT em Feira de Santana (BA) é autorizada; Salvador ainda aguarda 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário