Maioria das vítimas do trânsito de Porto Alegre é pedestre, diz estudo

Levantamento foi realizado entre os anos de 2012 a 2014 na capital. Boletim foi elaborado pela prefeitura e divulgado nesta terça-feira (22), Dia Mundial Sem Carro

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 23 de setembro de 2015

Pedestres são o elo mais frágil nos espaços de des

Pedestres são o elo mais frágil nos espaços de deslocamento

créditos: Ricardo Duarte - Agência RBS

 

Um levantamento sobre o trânsito de Porto Alegre, realizado entre os anos de 2012 a 2014, mostra que a maioria das vítimas de acidentes é formada por pedestres. O dado consta no Boletim Epidemiológico com estatísticas do trânsito, elaborado pela Prefeitura de Porto Alegre e apresentado nesta terça-feira (22). Entre 2012 e 2014, foram contabilizados 64.040 acidentes em vias da capital gaúcha. Desse total, 363 ocorrências acabaram em morte. A maioria das vítima era pedestre: 146. Motociclistas aparecem em segundo lugar (127), seguidos por ocupantes de automóveis (72) e ciclistas (21).

 

Ainda segundo o documento, os acidentes de trânsito em Porto Alegre correspondem à segunda causa de mortalidade por motivos externos (que englobam, além de acidentes, casos de violência), e a primeira causa de internação em hospitais de urgência e emergência. Entre os principais fatores apontados, estão a velocidade excessiva e inadequada e a combinação de bebida alcoólica e direção, com maior ocorrência à noite e madrugada e também aos finais de semana.

 

Desde 2011, informações referentes a acidentes de trânsito são integradas no Projeto Vida no Trânsito. São dados contabilizados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo é conhecer os casos mais graves e fatais ocorridos no trânsito da capital gaúcha.

 

Leia também:

Custa muito construir uma calçada? 

Ajude a construir a nova Cidade da Bicicleta em Porto Alegre 

Governo federal sugere mudar método construtivo para baratear metrô de Porto Alegre 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário