Prefeitura do Rio anuncia projeto que pode levar VLT à zona sul

Linha ligaria o Aterro do Flamengo e da Glória à Gávea. Projeto faz parte de um programa de investimentos que a prefeitura pretende lançar em outubro

Notícias
 

Fonte: Transporte, Idéias e Notícias  |  Autor: Transporte, Idéias e Notícias  |  Postado em: 06 de outubro de 2015

VLT na rua do Jardim Botânico, no Rio

VLT na rua do Jardim Botânico, no Rio

créditos: Divulgação/Prefeitura

 

Além do Centro, a zona sul do Rio de Janeiro também poderá ter uma linha de veículo leves sobre trilhos (VLT). Com 23 quilômetros, a linha ligaria a região do Aterro do Flamengo e da Glória à Gávea, passando por Flamengo, Botafogo, Humaitá e Jardim Botânico. O projeto faz parte de um programa de investimentos que a prefeitura pretende lançar em outubro, para ser executado a partir de 2016.

 

“A cidade está em fase de concluir grandes obras, que empregam milhares de pessoas. Queremos manter um bom ambiente de negócios, com projetos que estimulem a geração de empregos”, comentou o secretário-executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo Carvalho, ao jornal “O Globo”.

 

A proposta do VLT na zona sul do Rio divide opiniões. O professor José Eugênio Leal, da PUC-Rio, especializado em planejamento e operação do sistema de transportes, lembra que o VLT não consta do Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU). “Se a proposta tiver o objetivo de retirar coletivos das ruas, faz sentido. O que não pode é o serviço competir com o metrô”, disse.

 

A presidente da Associação de Moradores de Botafogo (Amab), Regina Chiarádia, é contra o projeto. Ela sugere que a prefeitura ajude o estado com recursos para levar o metrô da Gávea para Botafogo. “Por que não prolongar a linha do metrô, que é um transporte de massa? Não aceitamos trocar metrô por VLT”, comentou.

 

Leia também:

Rio de Janeiro será sede da edição do Velo-City Global em 2018

Ônibus do Rio testam novo modelo de plataforma elevatória para cadeirantes

Mutirão avalia acessibilidade em área da paralimpíada no Rio

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

amanda - 12 de Janeiro de 2023 às 11:22 Positivo 0 Negativo 0

Quero aproveitar também e deixar minha indicação, localizei o site da Detetives e me pareceu muito bom também para fonte de informações https://detetivesparticulares.com.br/

Clique aqui e deixe seu comentário