Vereadores vetam rodízio de carros e pedágio urbano em Curitiba

Emenda votada nesta terça-feira (20) proíbe a adoção desses dois mecanismos de controle de tráfego sob a alegação de que não seriam eficientes

Notícias
 

Fonte: Gazeta do Povo  |  Autor: Raphael Marchiori  |  Postado em: 20 de outubro de 2015

Rodízio e pedágio urbano são vetados em Curitiba

Rodízio e pedágio urbano são vetados em Curitiba

créditos: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

 

A Câmara de Curitiba vetou, na manhã desta terça-feira (20), a proposta de implantação do pedágio urbano e do rodízio de placas de veículos na capital. Os vetos foram apresentados na forma de emenda aditiva ao Plano Diretor, que está em votação na Casa Legislativa há uma semana. 

 

O autor da emenda é o vereador Jonny Stica (PT). A argumentação é de que os dois mecanismos são ineficientes e não trazem avanços reais para a mobilidade urbana. Na justificava formal da proposta, o vereador diz que as medidas acabam “privilegiando o poder aquisitivo em detrimento de soluções para a mobilidade urbana”.

 

Entenda a proposta

O capítulo II do texto original do plano enviado pelo Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) havia sido interpretado como uma autorização para implantação desses mecanismos na cidade, já que ele previa a adoção de procedimentos para restringir e controlar o acesso e a circulação e veículos motorizados em locais e horários predeterminados, além de estipular padrões de emissão de poluentes – também para locais e horários específicos. Agora, caso o plano seja promulgado pelo prefeito, essas medidas ficarão proibidas na cidade pelos próximos dez anos.

 

Leia também:

Estruturas cicloviárias de Curitiba passam por vistorias 

Em Curitiba, 82% dos passageiros usam internet dentro do ônibus 

Curitiba reduz limite de velocidade para 40 km/h na área central 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário