Obras do VLT no Rio revelam calçamento dos séculos 18 e 19

Arqueólogos discutem como tratar as riquezas arqueológicas encontradas. Enquanto isso, em Taubaté (SP) governo do RJ apresenta o primeiro dos 27 VLTs produzidos no Brasil

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Fonte: G1 Rio  |  Autor: G1 Rio  |  Postado em: 22 de outubro de 2015

Calçada antiga (pé-de-moleque) nas escavações do V

Calçada antiga (pé-de-moleque) nas escavações do VLT

créditos: Reprodução RJTV

 

As obras de revitalização do Centro do Rio para a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) está devolvendo à cidade marcas do seu passado, conforme mostrou o jornal RJTV, da Globo, nesta quarta-feira (21). Entre os achados arqueológicos descobertos embaixo das movimentadas ruas está o calçamento do tipo pé-de-moleque, parecido com o que existe em Parati, cidade do sul do estado.

 

Na Rua da Constituição, os arqueólogos que trabalham para a empresa do VLT ainda estão tentando determinar a época, mas os indícios apontam para o período entre o fim do século 18 e início do século 19, há quase 230 anos.

A arqueóloga Gina Bianchini diz que também estão aparecendo objetos como louças de mais de cem anos. Segundo ela, o material será investigado para tentar chegar até a data exata. 

 

Uma parte das obras chegou a ser paralisada temporariamente por causa do achado arqueológico. Para o pesquisador Marcus Alves, do grupo SOS Patrimônio, as pedras deveriam ficar expostas, porque fazem parte da herança da cidade.

 

"É algo a ser estudado, mas a nossa proposta é que fosse feita uma sustentação; que o VLT pudesse passar, mas fosse colocado vidros ou um material de alta transparência para que as pedras pudessem ser vistas", disse o pesquisador do Patrimônio.

 

De acordo com a prefeitura, existe um projeto para a exibição permanente do calçamento pé-de-moleque, mas ainda aguarda a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional ( Iphan) que está analisando a proposta.

 

Primeiro VLT 

Nesta quarta (21), o primeiro modelo nacional do trem do VLT foi testado em Taubaté, no interior de São Paulo. O Rio vai receber sete módulos, com capacidade para 420 passageiros.

 

VLT começa a operar em abril de 2016 com 18 estações. Foto: Ricardo Cassiano/Divulgação

 

O veículo faz parte da frota de 32 composições que vão circular pelo centro da cidade a partir do primeiro semestre de 2016. Os 27 trens brasileiros devem ser entregues até o fim do ano que vem. Outros cinco, fabricados na França, devem chegar ao Rio no mês que vem. 

 

A previsão é que a primeira linha do VLT - que vai ligar a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont - comece a operar em abril de 2016, com 18 estações. A segunda etapa do projeto que vai ligar a Central do Brasil à Praça Quinze deve ser inaugurada no segundo semestre de 2016.

 

O Veículo Leve Sobre Trilhos vai fazer a interligação da Região Portuária com o centro financeiro da cidade. Serão 28 km de trilhos, com 32 paradas e conexão com todos os meios de transporte disponíveis na região.

 

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