Aveiro, em Portugal, sedia encontro de mobilidade urbana com bicicleta

Entidades de ciclistas de todo o país participam dia 20 do encontro em Aveiro, uma cidade plana e pioneira na criação do bike sharing português

Notícias
 

Fonte: Terra Nova/ Mobilize  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de fevereiro de 2016

Portugal faz encontro para debater mobilidade cicl

Portugal faz encontro para debater mobilidade ciclística

créditos: Gonçalo Rosa da Silva

 

A pequena Aveiro, cidade plana e pioneira na implantação de um programa de bicicletas compartilhadas em Portugal, vai sediar no próximo dia 20 de fevereiro (um sábado) o 1º Encontro Nacional de Grupos Promotores da Mobilidade Urbana em Bicicleta daquele país. 

 

Organizado pelo grupo Ciclaveiro, o encontro contará pela manhã com a apresentação de projetos das entidades de ciclistas e, na parte da tarde, com oficinas sobre temas específicos que estimulem o uso da bicicleta como meio de locomoção. 

 

Além do grupo Ciclaveiro, participam entidades de todo o país, como: MUBi - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (nacional), Plataforma Tecnológia da Bicicleta da Universidade de Aveiro, Braga Ciclável, Cicloficina do Oriente (Lisboa), Cicloficina dos Anjos (Lisboa), Recicleta GAIA (Lisboa), Bike.POP (Lisboa), Marcar o Ritmo (Caldas da Rainha), Cenas a Pedal (Lisboa), BUÉ (Famalicão), Guimarães tem Pedalada, Cicloficina do Porto, Viseu Ciclável e Coimbr’a Pedal. 

 

 Uma dica é pedalar entre os canais com as "bugas" gratuitas de Aveiro

 

Para quem for participar do Encontro, uma dica é aproveitar os intervalos e dar uma volta pedalando entre os famosos canais da cidade, usando as ”bugas”, bicicletas públicas gratuitas disponibilizadas pela municipalidade de Aveiro.

 

Produção de bicicletas

A exemplo de outros países europeus, a bicicleta avança em Portugal, que se empenha em promover a modalidade urbana sustentável. O que pouca gente sabe, inclusive os próprios portugueses, é que o país já é o terceiro maior produtor de bicicletas na Europa, como revela o professor universitário José Carlos Mota, da coordenação da Plataforma Tecnológica da Bicicleta da Universidade de Aveiro. 

 

Em 2014, eram mais de 1,6 milhões de unidades produzidas e exportações que chegavam a casa de 315 milhões de euros. Só Alemanha e Itália estiveram à frente do país luso. 

 

Leia também:

Em Portugal, município de Guimarães quer alunos de bike na ida à escola 

A ponte não é uma mera passagem

Carros elétricos, bicicletas e teletrabalho: o programa de Portugal para o funcionalismo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário