Trem que levita inicia viagens experimentais ao público na UFRJ

Linha experimental, alimentada por painéis de energia solar, começou a fazer viagens demonstrativas na Cidade Universitária da Ilha do Governador nesta 2ª feira (15)

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Fonte: O Dia  |  Autor: Marlos Bittencourt  |  Postado em: 17 de fevereiro de 2016

Trem de levitação na UFRJ é aberto ao público

Trem de levitação na UFRJ é aberto ao público

créditos: Divulgação Coppe

 

Mais barata que o metrô e tão em conta quanto o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), a alternativa do trem que levita, projeto desenvolvido há 18 anos pela Coppe/UFRJ, poderia ajudar os cariocas a enfrentar os grandes congestionamentos no centro do Rio. 

 

O Maglev-Cobra, veículo de levitação magnética que usa ímã e supercondutores para percorrer trilhos, passou a ser usado experimentalmente no início desta semana (15), dentro da Cidade Universitária, na Ilha do Governador.

 

Os pesquisadores propõem que a opção de transporte seja adotada em curtas distâncias, como o trajeto de pouco mais de dois quilômetros entre a Leopoldina — estação ferroviária desativada desde 2004 — e a Rodoviária Novo Rio. 

 

O protótipo em escala real faz o percurso entre o Centro de Tecnologia 1 ao Centro de Tecnologia 2 da UFRJ e ficará aberto ao público, sempre às terças-feiras, das 11h às 12h e das 14h às 15h. O veículo estava operando desde outubro de 2015 para autoridades das comunidades científica e acadêmica.

 

Custo semelhante ao do VLT

Alimentados por quatro painéis de energia solar, o transporte tem custo bem mais econômico do que o metrô subterrâneo, garante o professor Richard Stephan, doutor em Engenharia Elétrica e um dos coordenadores do projeto. “Não tenho os valores exatos para comprar os custos. Mas o nosso projeto fica quatro ou cinco vezes mais barato do que o metrô em relação a custos por quilômetro. Estima-se que o gasto seria algo muito próximo do que o do VLT”, diz ele. 

 

A ideia de Stephan, que se iniciou em 1998 com outros três professores, é a de que o Maglev-Cobra funcione como uma alternativa real à mobilidade urbana, interligando pontos da cidade, como a Leopoldina e a Novo Rio. O Maglev transporta até 30 passageiros por viagem e circula a uma velocidade de 10 km/h. É possível, no entanto, conectar novos módulos, de 1,5 metro de comprimento cada, e aumentar a capacidade do veículo que, em percursos mais longos, pode chegar a velocidade de 100 km/h. 

 

O engenheiro de transportes e professor da Uerj, Alexandre Rojas, diz que o projeto atenderia às necessidades da população: “Em Shangai (China), por exemplo, este tipo transporte é muito importante porque funciona 24h e liga o aeroporto ao Centro, algo em torno de 30 a 50 km. É bem parecido com a distância entre o Aeroporto Tom Jobim e o Centro do Rio. Seria uma forma de ajudar a desafogar o trânsito”, afirma Rojas.

 

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