Ciclovias no centro de Curitiba ganham reforço da ciclopatrulha

Equipes de bicicleta da Guarda Municipal percorrerão, três vezes por dia, trecho do Centro Cívico entre o Bosque do Papa e a Praça Santos Andrade

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Curitiba/ SMCS  |  Autor: Mobilize Brasil/ Prefeitura de Curitiba  |  Postado em: 11 de abril de 2016

Guarda Municipal faz segurança em ciclovias no PR

Guarda Municipal faz segurança em ciclovias no PR

créditos: Valdecir Galor/SMCS

 

Moradores, comerciantes e ciclistas que usam as ciclovias da região do Centro Cívico ganham reforço da ciclopatrulha da Guarda Municipal a partir desta segunda-feira (11). As equipes em bicicletas vão percorrer do Bosque do Papa à Praça Santos Andrade, em um trecho de aproximadamente quatro quilômetros. A ampliação do patrulhamento atende às solicitações da comunidade registradas nas redes sociais da Prefeitura de Curitiba e em outros canais da municipalidade. 

 

Além de percorrer esse trecho em horários alternados, três vezes por dia, as equipes da ciclopatrulha também atendem às solicitações de ocorrências nessa região feitas por meio da Central de Emergência – o telefone 153 - da Guarda Municipal. E realizam operações preventivas, ao permanecer mais tempo em um determinado local e fazendo rondas próximo às trilhas e trechos de mata para inibir a abordagem de assaltantes aos frequentadores dos parques e ciclovias.

 

Reforço

A Guarda dispõe de ciclopatrulhas nos parques São Lourenço, Bacacheri e Atuba. No Zoológico, Jardim Botânico, Bosque do Papa e nas imediações do Centro Cívico, as equipes fazem rondas ao longo da ciclovia e atendem a ocorrências diversas, que atingem não somente os ciclistas mas todos os frequentadores destes locais. Em 2015, foram registrados 59 atendimentos realizados pelas equipes de ciclopatrulha na cidade de Curitiba. Desses, cinco casos se deram nos bairros Centro e Centro Cívico. A maior parte dos atendimentos no ano passado ocorreu nas imediações do Jardim Botânico (31), no Bacacheri (9) e no São Lourenço (5).

 

Para o publicitário Yuri Reck, que trabalha na Avenida Cândido de Abreu e se utiliza da bicicleta de três a quatro vezes por semana para se deslocar de casa para o trabalho, a presença da ciclopatrulha na área central transmite mais segurança à população. “Se mantiver uma rotina desse patrulhamento que eles estão fazendo aqui, vai ser bem interessante e pode até ajudar a inibir muitas situações de risco”, comenta.

 

Para o assessor da Coordenação de Mobilidade Urbana da Setran, Jorge Brand, o Goura, esse é um reforço importante para a utilização cada vez maior da bicicleta em nossa cidade. “O ciclopatrulhamento é um projeto que a gente quer ver cada vez mais fortalecido e ampliado em Curitiba”, acrescentou.

 

Leia também:

Holandeses vão a Curitiba para implementar acordo de ciclomobilidade

Curitiba ganha mais uma faixa exclusiva de ônibus 

Em Curitiba, Cartão Respeito amplia tempo de semáforo para pessoas com deficiência 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário