Maio Amarelo: empresas se unem em favor de um trânsito mais seguro

Movimento em todo o país alerta para que motoristas se conscientizem de seu papel na redução dos acidentes, muitas vezes causados por falta de atenção ao volante

Notícias
 

Fonte: Perkons (Assessoria)  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 05 de maio de 2016

Ação alerta motoristas para seu papel na segurança

Ação alerta motoristas para seu papel na segurança viária

créditos: Divulgação

 

Chamar a atenção para o elevado índice de mortes e acidentes no trânsito no país é a proposta do movimento Maio Amarelo, que chega à sexta edição, após ter tido o apoio no ano passado de mais de 600 empresas e entidades. 

 

A campanha do Maio Amarelo surgiu a partir da atuação da ONU (Organização das Nações Unidas) que decretou, em maio de 2011, a "Década de Ação para Segurança no Trânsito". Com ações pontuais, a iniciativa põe o tema segurança viária em pauta e convida a todos a repensarem sua responsabilidade no trânsito.

 

Para o diretor da Perkons e especialista em trânsito, Luiz Gustavo Campos, propostas como as do Maio Amarelo são decisivas para conscientizar a população da importância de manter-se atenta à direção.

 

“O mês de maio deve remeter a um período de reflexão e também de tomada de decisão para a melhoria do atual cenário de falta de segurança no trânsito". Campos ressalta ainda a importância de cultivar um olhar consciente todos os dias, todo o tempo, pondera. 

 

Estar atento ao trânsito é requisito básico para quem dirige. E a falta de atenção, maior causa de acidentes de acordo com estudo da revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas) é, vale dizer, passível de penalidade pelo artigo 169 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).  

 

De acordo com o professor do departamento de psicologia do campus da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, José Aparecido da Silva, embora existam três variáveis do trânsito – motorista,  legislação e  ambiente -, o homem continua a ser o maior responsável pelo alto índice de acidentalidade.

 

“A falta de atenção é um guarda-chuva para negligências no trânsito. É possível afirmar que entre 60% e 70% dos acidentes fatais no mundo tenha origem na distração”, explica. 

 

Prova disso é a análise feita pelo mesmo estudo que elenca a desatenção como principal causadora de acidentes. Radares, sensores e câmeras instaladas nos carros de 3,5 mil motoristas, que percorreram mais de 90 milhões de quilômetros, detectaram que 68% das 905 batidas ocorridas no período resultaram de distrações. As potenciais vilãs são o uso do rádio, celular e outros equipamentos eletrônicos, um hábito perigoso que aumenta os riscos de acidentes em cerca de 200%. 

 

Celular ao volante

Nesse sentido, é bom lembrar que o artigo 252 do CTB proíbe o uso de celular associado ao volante. Apesar disso, uma pesquisa realizada com cerca de 4 mil condutores, elaborada pelo Hospital Samaritano de São Paulo, indicou que utilizar o celular é parte da rotina de 80% dos motoristas, sendo que 93% deles reconhecem o risco da ação e 63% garantem que mudariam esse hábito apenas se sofressem acidente decorrente do uso do aparelho (sic).

 

Segundo o professor da USP, entre as justificativas para a insistência num atitude irresponsável como essa estão as facilidades proporcionadas pelo aparelho e o desconhecimento da gravidade dos riscos. “O uso de celular associado ao volante sobrecarrega o sistema sensorial, provocando a perda de informação e, por consequência, o aumento do tempo de resposta a estímulos externos. Quando se dá conta, o motorista invadiu a outra pista, atravessou o sinal ou deixou de acender a luz traseira”, esclarece Silva. 

 

Para o psicólogo, falar ao celular é diferente de conversar com o passageiro. Neste caso, sempre há uma mediação da conversa pela situação do trânsito que está sendo vivenciada ao lado do motorista. "Pelo celular, o interlocutor quer uma resposta imediata e ignora os complicadores enfrentados pelo condutor”, compara o professor. Ele lembra ainda que o uso do aparelho se assemelha ao ato de dirigir alcoolizado.

 

Outras distrações

Segundo o especialista em Medicina de Tráfego, Henrique Shimabukuro, se conversar ao celular durante a condução do veículo aumenta de 4 a 6 vezes o risco de acidentes, enviar e ler mensagens provoca aumento de 23 vezes. “É importante salientar que o uso do recurso viva voz não modifica esses riscos. Então é mais razoável parar o veículo para atender a ligação ou enviar a mensagem”, recomenda. 

 

Por outro lado, ele lembra que há outras atividades que desviam o foco do condutor e podem, por isso, desencadear acidentes. É o caso de ações como comer, beber, fumar, maquiar-se, sintonizar o rádio, usar notebooks e alcançar algum objeto dentro do carro. Todas devem ser evitadas. Além delas, dirigir com animais de estimação no veículo é uma circunstância que pode comprometer a segurança do próprio pet. 

 

Melhor que os bichos de estimação sejam transportados no banco de trás do veículo, em uma caixa ou gaiola para este fim. Também aqui há regras: os artigos 235 e 252 do CTB determinam que o transporte inadequado de animais é infração sujeita a perda de pontos na carteira.

 

Fator emocional 

Outro fator que o motorista deve avaliar, ensina Shimabukuro, é o seu estado emocional antes de dirigir. Uma discussão no trabalho, na família, ou mesmo um desentendimento no trânsito podem influenciar na sua atenção e comportamento ao volante. “Os desdobramentos dessa desatenção interferem na habilidade de condução, no controle de velocidade e no tempo de processamento de informações, deixando a capacidade de reação 18% mais lenta do que em condições normais”, conclui.

 

Leia também: 

Maio amarelo, um alerta contra a violência no trânsito 

Prejuízo com acidentes de trânsito chega a 3% do PIB mundial, diz Dilma 

Entre mamutes metálicos e o sonho de uma cidade mais leve


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário