Em Brasília, voluntários criam bicicletário comunitário em posto policial desativado

No local, 25 magrelas ficarão à disposição da população para empréstimo

Notícias
 

Fonte: Correio Braziliense  |  Autor: Correio Braziliense  |  Postado em: 16 de maio de 2016

Voluntários fizeram um mutirão para revitalizar o

Voluntários fizeram mutirão para revitalizar o posto da PM

créditos: Ana Raysa

 

O poder de mobilização de um grupo de moradores da Estrutural começa a render frutos. No próximo sábado a região receberá o primeiro BiciCentro Comunitário, projeto que disponibilizará, inicialmente de forma gratuita, 25 bicicletas para empréstimo à comunidade, além de promover manutenção das bikes, oficinas e palestras sobre mobilidade urbana e direito à cidade. “Nós moramos em uma periferia. Não temos bikes do Itaú na porta das nossas casas ou ao nosso dispor. Se quisermos conseguir algo, temos que nos mobilizar”, sintetiza Fernando Borges, 20 anos, morador da Estrutural.

 

Criada pelo Coletivo da Cidade, em parceria com o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), o Movimento Nossa Brasília, o Rodas da Paz, o BiciCentro Comunitário Mercado Sul Vive e a Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH), a proposta é a concretização de um sonho antigo de organizações, moradores e voluntários. Em meio à luta contra os diversos problemas enfrentados pela cidade, eles se empenham, diariamente, na elaboração de ideias que proporcionem melhor qualidade de vida à população.

 

Em junho do ano passado, o Coletivo da Cidade recebeu uma doação de bicicletas do Movimento Rodas da Paz. As bikes foram reformadas e colocadas à disposição das mães de alunos atendidos pelo programa local no contraturno escolar. Os voluntários, no entanto, desejavam expandir o projeto e levá-lo a toda a comunidade. Cleo Manhas, assessora política do Inesc e integrante do Movimento Nossa Brasília, conta que isso não era possível, dado o pequeno espaço disponível para o armazenamento das bicicletas. “Sempre quisemos uma sede dedicada ao desenvolvimento desse projeto. O Coletivo é muito pequeno e não comporta uma grande quantidade de materiais”, conta.

 

Leia também:

Ativistas de Brasília realizam o 4º Jane's Walk 

Brasília anuncia estudos de mobilidade urbana para os próximos 20 anos

Em Brasília, Rodas da Paz doará bicicletas para famílias de refugiados 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário