Inaugurada a Estação São Conrado da Linha 4 do metrô do Rio

São Conrado é a segunda estação da Linha 4 com os serviços finalizados. A primeira, Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, zona sul do Rio, foi concluída no fim de maio

Notícias
 

Fonte: Agência Brasil  |  Autor: Agência Brasil  |  Postado em: 15 de junho de 2016

Inicialmente a estação funcionará com a Operação O

Inicialmente a estação funcionará com a Operação Olímpica

créditos: Reprodução

 

A Estação São Conrado da Linha 4 do metrô (Ipanema-Barra da Tijuca) foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (15). Com as obras civis e serviços de acabamento concluídos, prosseguem agora os trabalhos de instalação de sistemas e os testes operacionais. A estação deverá receber cerca de 61 mil pessoas por dia.

 

Construída em maciço rochoso, a Estação de São Conrado terá três acessos para, segundo o secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira, facilitar o deslocamento dos usuários como também dos moradores da região. Uma na Avenida Estrada da Gávea, na altura do Supermercado Extra; na Avenida Niemeyer, em frente à Igreja Universal da Rocinha; e na Avenida Aquarela do Brasil, próximo à antiga concessionária Itavema.

 

Vieira explicou que, inicialmente, a estação funcionará com a Operação Olímpica, com os trens circulando das 7h até a 1h ou 2h da madrugada, de 1° de agosto até o fim dos Jogos Paralímpicos, em setembro, para atender a demanda dos vão assistir ou trabalhar durante o evento. "Posteriormente, ao final dos Jogos, a estação em funcionará das 11h até as 15h, para que a população vá se ambientando. Acredito que até o fim do ano, havendo esse estreitamento, esse conhecimento da Linha 4, que os horários de funcionamento se alonguem e tudo funcione normalmente assim comon as linhas 1 e 2.”

 

Para o secretário, a flexibilização do horário de funcionamento é normal e ocorre qualquer nova obra na área de transportes. “Neste setor, não existe nenhuma obra que funcione, logo em sua inauguração, com capacidade plena. Isso é extremamente normal. Sem mencionar que, até o fim do ano, iremos normalizar a situação."

 

Rodrigo Vieira disse esperar que a população “adote" rapidamente o serviço e destacou os benefícios que a integração de mais essa área da cidade pode trazer para quem necessita dos meios de transporte públicos. “É mais qualidade de vida e conforto para quem usa o metrô. Uma pessoa que faça o trajeto Barra-Ipanema levará apenas 13 minutos, enquanto outra que se desloque também da Barra, porém para o centro, gastará somente 30 minutos do seu dia. É algo novo, completamente benéfico e revolucionário para todos.”

 

Entusiasmado com o andamento das obras olímpicas que ficarão como legado para o Rio de Janeiro, o presidente da República interino, Michel Temer, disse que o governo federal vai colaborar para a conclusão das obras da Linha 4 do Metrô. Temer fez a declaração nesta terça-feira (14), durante visita ao Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, em companhia do governador em exercício, Francisco Dornelles, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes. Rodrigo Vieira comentou, mas fez um alerta.

 

“O fato de Temer ter assegurado essa verba é muito importante e nos dá confiança. Serão entregues R$ 989 milhões até a próxima semana, totalmente destinados à finalização da Linha 4, incluindo a Estação Gávea, que demandará mais tempo que as outras, ficando pronta apenas no fim de 2017. As demais serão entregues para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016", garantiu Vieira. O secretário ressaltou, porém, que, para isso, não podem ocorrer mais atrasos, pois o cronograma está extremamente ajustado e apertado." Tudo correndo como planejado, esse novo legado será entregue no começo de agosto.”

 

São Conrado é a segunda estação com os serviços finalizados. A primeira, Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, zona sul do Rio, foi concluída no fim de maio. A Linha 4 transportará, de acordo com a demanda, 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora nos horários de pico. A implantação desta nova linha já alcança os 96% de conclusão.

 

Leia também:

Segurança do Metrô para Rio-16 não será confiável, diz Tribunal de Contas

Rede de transportes sobre trilhos avançou só 10,4 km no Brasil em 2015 

VLT do Rio de Janeiro - Inauguração 5/6/2016 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário