Ciclovia em Goiânia é ligada por uma 'cicloponte' em aço

Estrutura metálica foi o maior desafio construtivo da obra localizada na Avenida T-63, na capital goiana, e que será inaugurada no próximo dia 11

Notícias
 

Fonte: Portal Goiânia  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 18 de agosto de 2016

Ciclovia em estrutura metálica gradeada é construí

Ciclovia em estrutura metálica gradeada é construída em GO

créditos: Diomício Gomes/ O Popular

 

Em Goiânia, a obra da ciclovia da Avenida T-63, entre os setores Pedro Ludovico e Parque Anhanguera, acaba de ser concluída. A inauguração oficial da nova via para ciclistas será no próximo dia 11 de setembro. 

 

Além de novo calçamento, pintura, ajardinamento, sinalização e iluminação, a ciclovia conta com uma 'cicloponte' que atravessa o córrego Cascavel em um trecho de 50 metros, conectando os bairros do Jardim América e Parque Anhanguera. Como a estrutura é toda vazada, inclusive o piso, composto também de tela trançada de aço, ao cruzar a ponte o ciclista pode observar o córrego sob seus pés.  

 

A T-63, com 5,7 km de extensão, recebeu ciclovias em toda sua extensão, nos dois sentidos. A obra é uma realização da Prefeitura, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

 

Cicloponte

Um dos maiores desafios da obra foi a construção da cicloponte. Trata-se de uma estrutura metálica com chapas expansivas de aço e sustentadas por 16 treliças foi implantada nos 50 metros da ponte. A estrutura garantiu mais segurança ao tráfego dos ciclistas, bem como o alinhamento da via.

 

No último final de semana, o trecho foi aberto para a realização de um passeio ciclístico. Dezenas de ciclistas percorreram todo trajeto e aprovaram o projeto. De passagem por Goiânia, o angolano Belinho Manvia enalteceu a ciclovia e a nova cicloponte. Acostumado a usar a bicicleta como meio de transporte, Manvia declarou que “o trecho apresenta segurança e é uma boa alternativa para quem busca qualidade de vida e saúde”. 

 

De acordo com o presidente da Comurg, Edilberto Dias, ao inaugurar a cicloponte e os demais trechos da ciclovia no próximo dia 11, a Prefeitura terá concluído todo trecho cicloviário da avenida T-63, que integra o corredor preferencial de ônibus da cidade. 

 

Ciclovias

Ainda segundo Dias, a Prefeitura já implantou 45 km de trechos cicloviários e mantêm 51 km em construção. O objetivo é chegar a mais de 100 km de vias para ciclistas até o final do ano. 

 

O município ainda trabalha para concluir o trecho na Alameda Couto Magalhães que vai ligar a ciclovia da T-63 ao Parque Areião. E iniciou o trecho cicloviário da Segunda Radial. 

 

Leia também:

Goiânia ganhará 300 bicicletas públicas compartilhadas

Lazer, saúde e mobilidade 

Nova ponte sobre o rio Pinheiros (SP) não tem acesso a ciclista e pedestre

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário

Enquetes
Enquete Você deixaria o carro em casa, e até o transporte público, se as calçadas de sua cidade fossem melhores para caminhar?