Prefeitura de São Paulo vai lançar sistema público de car-sharing

Cidade deverá publicar edital para o sistema de carros compartilhados ainda antes das eleições municipais. Anúncio foi feito pelo secretário Jilmar Tatto

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / Motorpress  |  Autor: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de setembro de 2016

Carro compatilhado em Pádua, Itália

Carro compatilhado em Pádua, Itália

créditos: Pava - Wikimedia Commons

O site Motorpress divulgou a informação de que a Prefeitura de São Paulo vai implantar um programa municipal de compartilhamento de carros nos moldes do Autolib, que funciona desde 2011 em Paris. A novidade foi anunciada pelo secretário de Transportes, Jilmar Tatto, durante a abertura do 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, ontem (1º) na capital paulista.

 

O secretário disse que o decreto que criará o programa deve ser publicado nos próximos dias, antes das eleições municipais. Tatto comentou que os veículos utilizados não serão exclusivamente elétricos e híbridos, como os de Paris, nem de uma marca específica. Explicou que esses tipos de propulsão ainda enfrentam dificuldades para a recarga de baterias em São Paulo. 


O que é car-sharing
Car Sharing (ou carros compartilhados) é um serviço disponível em mais de  mil cidades do mundo inteiro. Esse tipo de compartilhamento permite que as pessoas aluguem carros por períodos curtos de tempo, geralmente por hora. O serviço é atraente para os clientes que só precisam usar o veículo ocasionalmente ou que precisam ter acesso a um tipo de veículo diferente do que usam normalmente.

 

O compartilhamento de carros é preferível ao aluguel, porque as estações do sistema estão espalhadas pelas áreas centras e pelos bairros das cidades de forma muito semelhares às estações de bicicletas públicas ou compartilhadas, tornando-os acessíveis aos moradores da cidade como uma forma de transporte coletivo ponto a ponto.

 

Leia também:
Chegamos, enfim, à era dos carros compartilhados?
Telavive terá sistema de car-sharing em 2017
Sistema de compartilhamento de carros elétricos é lançado no Recife
 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário