Candidatos de Florianópolis recebem carta pela mobilidade ciclística

Embora todos já estejam cientes, até o momento só dois dos sete candidatos assinaram o documento da campanha "Bicicleta nas Eleições", coordenada pela UCB

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/Mobilize Brasil  |  Postado em: 15 de setembro de 2016

Candidatos de Florianópolis recebem carta pela mob

Ciclistas querem compromisso de candidatos à prefeitura

créditos: Pedala Floripa


Ciclistas das cidades de todo Brasil vêm intensificando o diálogo com candidatos e candidatas a prefeito nestas eleições, com o objetivo de comprometê-los com medidas de consolidação da bicicleta como meio de transporte. Também a Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (ViaCiclo) já se reuniu com os pretendentes ao cargo e apresentou a todos os candidatos a “Carta Compromisso com a Mobilidade Ciclística de Florianópolis”. O documento contém 23 propostas que contribuem para que a bicicleta seja mais utilizada na cidade, e assim possa contribuir com a qualidade de vida dos cidadãos e a democratização do espaço público.

 

Entre as propostas, as principais são: estabelecer como meta criar, já nos primeiros 18 meses de mandato, 40 km de vias ciclísticas; criar campanhas permanentes de difusão da legislação de trânsito referente à circulação de bicicletas aos condutores de veículos motorizados e aos ciclistas; e fiscalizar o cumprimento da implantação de bicicletários nos locais definidos pelo artigo 5° da Lei Complementar Municipal 78/2001.

 

Para Karla Antunes, diretora da ViaCiclo, “a disputa eleitoral é o momento mais interessante para pautar a ciclomobilidade, uma vez que há interesse bilateral pelas demandas da sociedade civil”, afirmou. E completou: “Uma cidade ciclável, com desenho urbano humanizado, é direito de todos”.

 

Dos sete candidatos e candidatas de Florianópolis, dois já assinaram o documento: Gabriela Santetti, do PSTU, e Maurício Leal, do PEN. A candidata socialista declarou, ao assinar o documento, que “este traz propostas que vão ao encontro do programa do partido, que é ter um transporte público, estatal, acessível e com controle democrático dos trabalhadores e trabalhadoras”. Já o candidato ecologista afirmou que “a bicicleta está relacionada à bandeira do seu partido, pois é um veículo ecológico, saudável e que melhora a mobilidade urbana”.

 

Além de Florianópolis, outras 52 cidades brasileiras realizam atividades semelhantes no âmbito da campanha “Bicicleta nas Eleições”, coordenada pela UCB – União de Ciclistas do Brasil.


Leia também:
Campanha 'Bicicleta nas Eleições' já alcança 45 cidades brasileira
Construindo Pontes: mobilidade urbana - Minha Floripa
Prefeitos da Grande Florianópolis assinam pacto para mobilidade 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário