Brasilia Para Pessoas

25
julho
Publicado por Brasília no dia 25 de julho de 2018

Texto e fotos: Uirá Lourenço

???????????????????????????????

 

Apesar do calor intenso, Belém tem ares europeus. E não é apenas pelas praças e pelo teatro inspirados nas capitais europeias e erguidos no apogeu do ciclo da borracha.

 

A semelhança com a Europa também é observada nas ruas: as bicicletas estão por todos os cantos, para a venda de salgado, mingau, água mineral e gás de cozinha. Para o transporte de carga e de pessoas.

 

 IMG_0632_15-10-2014_Belem_PA_AvAlmiranteBarroso_Ciclovia_Bicicleta_Mingau_edit3  ???????????????????????????????
 IMG_9043_12-10-2014_Belem_PA_Cirio_Bicicletas_Criancas_SELECAO_edit2  DSC08737_27-01-2009_BelemPA_AvAlmiranteBarroso_VariasBicicletas_Familia_SELECAO_edit

Bicicletas para o transporte de carga e de pessoas.

 

Na área central ou nas áreas mais afastadas, elas estão sempre presentes, circulando ou estacionadas em postes, árvores e lixeiras. Quando existem, os bicicletários ficam lotados.

???????????????????????????????

Bicicletas estacionadas em frente a prédio em obras no centro de Belém.

 

Nas ruas, as bicicletas levam trabalhadores e famílias inteiras, misturados e sufocados pelo intenso fluxo de carros, motos e ônibus. Nas escassas avenidas com ciclovias formam-se congestionamentos de ciclistas.

 

 IMG_9724_13-10-2014_Mundurucus_Ciclofaixa_Bicicletas_SELECAO_edit2  IMG_0037_14-10-2014_AvNazare_3Bicicletas_Carga_Contramao_SELECAO_edit

Fluxo intenso de ciclistas por toda a cidade.

 

Se não fosse pelo calor e pelo excesso de carros, ao visitar Belém um turista distraído poderia se imaginar na longínqua Amsterdã.

 

Galeria de imagens da cultura ciclística em Belém (Fotos Públicas):

https://fotospublicas.com/as-bikes-de-belem/

 



Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Uirá Uirá Lourenço
Morador de Brasília, servidor público, ambientalista e admirador da natureza, Uirá é um batalhador incansável pela melhoria das condições de mobilidade na capital federal. Usa a bicicleta no dia a dia há mais de 25 anos e, por opção, não tem carro. A família toda pedala, caminha e usa transporte coletivo. Tem como paixão e hobby a análise da mobilidade urbana, com foco nos modos saudáveis e coletivos de transporte. Com duas câmeras e o olhar sempre atento, registra a mobilidade em Brasília e nas cidades por onde passa, no Brasil e em outros países. O acervo de imagens (fotos e vídeos), os artigos e estudos produzidos são divulgados e compartilhados com gestores públicos e técnicos, na busca de um modelo mais humano e saudável de cidade. É voluntário da rede Bike Anjo, colaborador do Mobilize e membro da Rede Urbanidade.
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau

Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social