Brasilia Para Pessoas

05
janeiro
Publicado por Brasília no dia 05 de janeiro de 2018

Texto e Fotos: Uirá Lourenço

 

Notei que dois centros comerciais de Brasília alteraram para pior o bicicletário. Pátio Brasil e Brasília Shopping contam agora com suportes do tipo “escorredor de prato”, também conhecido como “entorta aro”.

 

???????????????????????????????

Dezembro/2016

DSC06760_02-01-2017_AsaNorte_Brasilia Shopping_Bicicletario_edit

Janeiro/2018

Bicicletário do Brasília Shopping

 

DSC07317_29-11-2016_Patio Brasil_Bicicletario_edit

Novembro/2016

DSC06074_09-10-2017_Patio Brasil_Bicicletario_edit

Outubro/2017

Bicicletário do Pátio Brasil

 

Os centros comerciais de Brasília possuem espaços voltados aos ciclistas, gratuitos e muitas vezes cobertos. No entanto, o tipo de suporte nem sempre é adequado. Além da possibilidade de danificar os aros da bicicleta, o modelo inadequado pode até mesmo impedir que se prenda a bicicleta, a depender do modelo. Uma bicicleta tandem (dupla), ou com pneus mais largos, não cabe. No caso da minha bicicleta com bagageiro e baú de moto adaptado, a dificuldade de prender é grande.

 

No Boulevard Shopping, no final da Asa Norte, o local para bicicletas é sinalizado e coberto. No entanto, os suportes também são inadequados. Quando vamos até lá, a saída é apoiar na grade lateral para ter certeza de que elas não tombarão.

 

 DSC08687_18-12-2016_AsaNorte_Boulevard_Bicicletario_edit  DSC03662_05-07-2016_AsaNorte_Boulevard Shopping_Bicicletario_Motos_edit

Bicicletário do Boulevard Shopping

 

Não passei recentemente pelo Conjunto Nacional e espero que não tenham aderido à moda de piorar o bicicletário, afinal o Conjunto é uma referência não apenas pelos suportes adequados para prender as bicicletas (modelo U invertido), mas também pelo controle de acesso e pela atenção recebida dos funcionários. Para completar, já foi realizada campanha interna para incentivar os clientes a usarem bicicleta.

 

 DSC04742_29-01-2015_ConjuntoNacional_Bicicletario_edit  DSC04934_Cartaz_ConjuntoNacional_VagasBicicletas_Bicicletario_edit

Conjunto Nacional: bicicletário e campanha de incentivo

 

Há bons manuais disponíveis, com dicas e orientações técnicas para instalar bons bicicletários, incluindo o Guia de Boas Práticas para Instalação de Estacionamento Adequado de Bicicletas, elaborado pela União de Ciclistas do Brasil (UCB).

 

Ainda pretendo produzir relato detalhado, com mais fotos e vídeos. Por enquanto, espero que o setor privado se sensibilize da importância de bicicletários adequados, que atraiam os clientes ciclistas.

 



Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Uirá Uirá Lourenço
Morador de Brasília, servidor público, ambientalista e admirador da natureza, Uirá é um batalhador incansável pela melhoria das condições de mobilidade na capital federal. Usa a bicicleta no dia a dia há mais de 25 anos e, por opção, não tem carro. A família toda pedala, caminha e usa transporte coletivo. Tem como paixão e hobby a análise da mobilidade urbana, com foco nos modos saudáveis e coletivos de transporte. Com duas câmeras e o olhar sempre atento, registra a mobilidade em Brasília e nas cidades por onde passa, no Brasil e em outros países. O acervo de imagens (fotos e vídeos), os artigos e estudos produzidos são divulgados e compartilhados com gestores públicos e técnicos, na busca de um modelo mais humano e saudável de cidade. É voluntário da rede Bike Anjo, colaborador do Mobilize e membro da Rede Urbanidade.
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau

Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social