Brasilia Para Pessoas

19
abril
Publicado por Brasília no dia 19 de abril de 2018

Texto e fotos: Uirá Lourenço

???????????????????????????????

 

Na capital federal, milhares de homens e mulheres andam como ratos (e com os ratos) e correm como atletas nos trajetos diários.

 

No final da W3 Norte, entre o setor hospitalar e o boulevard shopping, as pessoas enfrentam uma saga diária nos canteiros e nas calçadas destruídas.

 

Não bastasse a ausência de calçadas, evidenciada pelos inúmeros “caminhos de rato” nos canteiros (caminhos demarcados pela passagem de pedestres), ainda se tem que dividir espaço com lixo e roedores.

 

???????????????????????????????  ???????????????????????????????

Calçadas destruídas e correria para atravessar e chegar vivo ao outro lado.

 

 ???????????????????????????????  ???????????????????????????????

Neste ponto a calçada está repleta de lixo e de ratos.

 Para completar, um dos poucos semáforos em que daria para atravessar com certa segurança leva muito tempo para liberar passagem ou fica desativado, possivelmente para dar maior fluidez motorizada.  O vídeo revela o sufoco para atravessar no final da W3 Norte. É necessário vigor físico de atleta!

 

E o que dizer dos pontos de ônibus? Lotados, escuros, sem acessibilidade e sem informações sobre linhas e horários.

???????????????????????????????

Escuridão e superlotação nos pontos de ônibus do final da W3 Norte.

 

 ???????????????????????????????  ???????????????????????????????
 ???????????????????????????????  ???????????????????????????????

Superlotação, abandono e inacessibilidade nos pontos de ônibus da região.

 

– Obras do TTN (“Terrível Trevo Norte”)

DSCN9330_28-03-2018_W3 Norte_TTN_Obras_Panoramica

 

A poucos metros de onde as calçadas estão destruídas e largadas aos ratos, avançam as obras do TTN. Muitos tratores devastam canteiros e aterram as margens do lago Paranoá para construir dezenas de túneis e viadutos.

 

DCIM100MEDIADJI_0039.JPG

Imagem aérea mostra a devastação causada para construir mais pistas e viadutos.

Fonte: Agência Brasília.

 

A contradição é óbvia: enquanto pedestres e usuários de ônibus estão em situação de completo abandono e insegurança, a obra milionária vai incentivar ainda mais o transporte automotivo e certamente vai aumentar o nível de insegurança e desconforto dos pedestres, afinal haverá mais pistas e viadutos para atravessar na saga diária.

 

Os canteiros no final da W3 Norte estão com marcações e árvores pintadas (possivelmente, marcadas para morrer), o que indica que as obras do TTN avançarão nos caminhos traçados pelos pedestres.

 

 ???????????????????????????????  ???????????????????????????????

Árvores pintadas e canteiros demarcados: avanço das obras do TTN.

 

Dá para ter noção do nível de insanidade e atraso do modelo de transporte rodoviarista (centrado no rei automóvel) ainda vigente no DF ao constatar a desproporção entre ônibus e carros na ponte do Bragueto. Todo dia, milhares de carros enchem as pistas e vêm para a capital federal, os ônibus passam abarrotados de gente e sem qualquer prioridade na via.

 

???????????????????????????????

 Na ponte do Bragueto, desproporção entre carros e ônibus.

 

Ao conversar com pessoas que usam ônibus e passam pela região, constatei que alguns acham que as escavações em andamento têm por objetivo expandir o metrô até a região norte do DF. Em razão da dimensão das obras e da falta de informações no local, é compreensível o equívoco, a ilusão de achar que se trata de melhorias no transporte coletivo.

 

Será que um dia iremos reverter o modelo rodoviarista atrasado e seguir no rumo certo, da mobilidade moderna e saudável, em que se priorizam os modos de transporte coletivos e ativos e detrimento do modelo centrado no carro?

 

VÍDEOS:

 

Pedestres Atletas no final da Asa Norte

Video_Pedestres Atlestas_S Hospitalar_print screen

 

Caminhos de Rato, Ratos no Caminho

Video_Caminhos Rato_W3_S Hospitalar_print screen

 

Travessia difícil no Setor Hospitalar

Video_Travessia dificil_W3_S Hospitalar_print screen

 

Cenas do final da Asa Norte – Ponte do Bragueto

Video_Ponte Bragueto_Carros_print screen

 

 

 

 



Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Uirá Uirá Lourenço
Morador de Brasília, servidor público, ambientalista e admirador da natureza, Uirá é um batalhador incansável pela melhoria das condições de mobilidade na capital federal. Usa a bicicleta no dia a dia há mais de 25 anos e, por opção, não tem carro. A família toda pedala, caminha e usa transporte coletivo. Tem como paixão e hobby a análise da mobilidade urbana, com foco nos modos saudáveis e coletivos de transporte. Com duas câmeras e o olhar sempre atento, registra a mobilidade em Brasília e nas cidades por onde passa, no Brasil e em outros países. O acervo de imagens (fotos e vídeos), os artigos e estudos produzidos são divulgados e compartilhados com gestores públicos e técnicos, na busca de um modelo mais humano e saudável de cidade. É voluntário da rede Bike Anjo, colaborador do Mobilize e membro da Rede Urbanidade.
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau

Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social