SP testa pagamento de ônibus com cartões de crédito

Sistema está sendo testado em uma linha metropolitana e poderá ser estendida a toda a rede de transportes metropolitanos

Notícias
 

Fonte: Estadão  |  Autor: Vitor Tavares  |  Postado em: 17 de outubro de 2016

Ônibus já circula com os novos sensores para cartõ

Ônibus já circula com os novos sensores para cartões

créditos: Divulgação App Bus


Um nova tecnologia para o pagamento da passagem de ônibus está sendo testada em São Paulo a partir desta segunda-feira, 17. Inédita no Brasil, ela permitirá o pagamento via cartão de crédito, com a tecnologia contactless (sem contato) - que funciona apenas com a aproximação do cartão à máquina específica.


O sistema desenvolvido pela empresa Autopass, que já gerencia o cartão de pagamento de transporte intermunicipal BOM, será testado em dez ônibus da linha 376 (Diadema/Brooklin), da empresa Metra, que atende a zona sul de São Paulo e a região metropolitana.  "Não achamos que é uma concorrência ao bilhete único por exemplo . A gente só está oferecendo uma nova opção àquele usuário que paga em dinheiro, a esse nicho, que hoje representa 30% no Brasil", disse o presidente da Autopass, Rubens Gil Filho.


Sensor para pagamento com cartões

Para usar a máquina, os usuários precisam ter o cartão com a tecnologia específica contactless. Operadoras, em parcerias com os bancos, já fornecem cartões do tipo - para indentificá-los, é preciso verificar se há três antenas desenhadas na frente do produto, um símbolo semelhante ao do sinal do wi-fi. Parceira da Autopass no projeto, a Mastercard tem planos de emitir nos próximos meses cerca de 1 milhão de cartões com o serviço.

 

A máquina instalada nos ônibus funciona com cartões de crédito, débito ou pré-pago. De acordo com a fabricante, o sistema foi inspirado no de Londres, que já funciona desde 2012.  O projeto passará por análise após um mês de operação pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), para observar eventuais falhas no aparelho.

 

Leia também:
Bilhete Único da SPTrans poderá ser recarregado no BB
Bilhete único já pode ser recarregado nas catracas dos ônibus em SP
Aplicativo permite compartilhamento de corridas de táxi

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário