Metrô SP abre consulta pública sobre concessões

Documentos sobre os contratos da Linha 5-Lilás e da Linha 17-Ouro ficarão abertos para consulta e sugestões até o dia 20 de dezembro

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / Imprensa Oficial  |  Autor: Regina Rocha  |  Postado em: 30 de novembro de 2016

A estrutura principal, na Avenida Jornalista Rober

Linha 17-Ouro: monotrilho deve ficar pronto somente em 2019

créditos: Léo Martins


O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou hoje (30) anúncio sobre a abertura de Consulta Pública dos editais para a concessão à iniciativa privada das linhas 5-Lilás e 17-Ouro do metrô da capital paulista. A concessão, segundo informações da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), prevê a "operação, manutenção e conservação, implantação de melhorias, requalificação, adequação e expansão de ambas as linhas". As minutas do edital, contrato e anexos serão publicados a partir desta quinta-feira (1) no site www.stm.sp.gov.br. A consulta pública segue até 20 de dezembro, data limite para o recebimento das sugestões.

 

De acordo com a STM, a previsão para a definição do vencedor da licitação é até abril de 2017, com prazo da concessão de 30 anos. A linha 5, que está em obras, liga hoje o bairro Capão Redondo à estação Adolfo Pinheiro. As obras em curso permitirão sua expansão até a estação Chácara Klabin e sua conexão com a Linha 2-Verde. Quando concluída, atenderá a mais de 800 mil usuários e formará, em conjunto com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 9-Esmeralda (da CPTM), uma malha de alta capacidade, ligando o bairro de Santo Amaro a importantes bairros da capital, como Moema, Vila Mariana e Brooklin.

 

O vencedor da concessão também será responsável pela operação da Linha 17-Ouro, trecho em sistema de monotrilho, que ligará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9 da CPTM. A linha terá como principal parada o aeroporto de Congonhas, cruzando também a Linha 5-Lilás. A estimativa de demanda aproximada é de 15 mil passageiros por hora em cada sentido. 

 

"Desestatização"
As duas linhas também foram discutidas na reunião do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização. O secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, apresentou cronograma de andamento das obras, prevendo que as novas estações da Linha 5-Lilás começarão a ser entregues em julho de 2017 e o restante das obras até dezembro de 2018. No encontro, Pelissioni explicou que os trabalhos do monotrilho da Linha 17-Ouro - paralisados desde 2013 - serão retomados e se encerrarão em julho de 2019.

 

Quanto às diretrizes para o edital de concessão, o secretário destacou a exigência de que os proponentes comprovem experiência anterior mínima de seis meses na operação de sistema de transporte público de passageiros urbano ou metropolitano com tecnologia de metrô, ferroviária ou de metrô leve, como monotrilho ou VLT.

 

Leia também:
Monotrilho da Linha 17-Ouro em SP é suspenso
As estações da linha 17 - Ouro do Metrô
Metrô assina acordo para concluir obras da linha 5-Lilás
Em dois anos, 7 linhas de trens têm entrega adiada em SP (2015)
Metrô de SP vai mais que dobrar a rede, promete governo (2013)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário